A apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41334

Palavras-chave:

apropriação do sistema de escrita alfabética, níveis psicogenéticos da escrita, software educativo, deficiência intelectual

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que analisou, a partir de escritas espontâneas com e sem figuras, a apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças com deficiência intelectual na fase inicial da alfabetização. No estudo, oito crianças participaram de uma avaliação inicial e final do nível psicogenético da escrita. Verificamos, em ambas as situações, uma frequência importante de variados subníveis de escrita, na produção de uma mesma criança, tanto na condição com figura como na sem figura. Observamos que não ocorreu efeito positivo da testagem com figura sobre a evolução do nível conceitual de escrita das crianças. Pelo contrário, na condição com figuras, identificamos menor percentual de notações do nível alfabético, acompanhada de uma ampliação de escritas “Outras”, cujas características não foram contempladas na teoria da psicogênese da língua escrita, como descrita por Ferreiro e Teberosky (1979). Concluímos que nem sempre a diversificação dos subníveis nas diferentes situações de testagem revelou uma evolução conceitual da escrita. Ademais, havia uma relação entre o grau de dificuldade de escrita e o resultado desse registro.

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Biografia do Autor

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Pós-doutorado na área da Educação e linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, CE, Brasil especializado, formação do professor.

Artur Gomes de Morais, Universidade Federal de Pernambuco (UFP), Recife, PE, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, em Barcelona na Espanha. Pós-doutorado na Universidade de Barcelona, no INRP, em Paris, França. Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil. Bolsista de produtividade CNPq.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Gomes, A. L. L., & Morais, A. G. de. (2022). A apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual. Educação, 45(1), e41334. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41334

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