Subjetividade na e pela linguagem: a construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29726

Palavras-chave:

Educação, Subjetividade, Constituição da identidade docente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a construção da identidade docente pelo viés da subjetividade na linguagem. Para isso, inicialmente é apresentado o aporte teórico que fundamenta essa proposta, os estudos benvenistianos, seguidos de uma breve incursão pela filosofia buberiana, assim como pelo olhar de alguns estudiosos da Educação, quanto a como o docente se vê e se constrói como professor, demonstrando, ainda, algumas das influências externas (culturais, sociais etc.) que interferem nesse processo de constituição docente. Por fim, é feita uma análise de alguns discursos de professores que falam sobre como se veem como docentes, bem como veem o profissional de maneira geral, a fim de ser demonstrado de que forma se marcam na e pela linguagem e como por ela manifestam a subjetividade no processo de construção de sua identidade docente.

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Biografia do Autor

Carina Maria Melchiors Niederauer, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras (2015), Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (2007), graduada em Letras- Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa (2005), graduada em Letras - Secretário Executivo pela Universidade de Caxias do Sul (1987). Professora do corpo colaborador do Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura e professora do Curso de Letras-Licenciatura,da UCS. Está realizando estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Linguística Aplicada ao Ensino, Semântica Argumentativa,estudos Saussurianos.

Tânia Maris Azevedo, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Desenvolveu estágio de pós-doutoramento em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa interdisciplinar intitulada Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Ausubel e Saussure. É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Doutorado em Letras, da Universidade de Caxias do Sul. Suas áreas de atuação em pesquisa são, principalmente, semântica argumentativa, discurso, enunciação, leitura e produção escrita, transposição didática e ensino de língua. Atua, também, como consultora nos seguintes temas: proposta pedagógica, competências e habilidades, formação de conceitos, problematização, planejamento e avaliação educacional e ensino de língua.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Niederauer, C. M. M., & Azevedo, T. M. (2018). Subjetividade na e pela linguagem: a construção da identidade docente. Educação, 41(3), 463–470. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29726