Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis

Autores

  • Carla Giane Fonseca do Amaral Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Sapucaia do Sul
  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431

Palavras-chave:

Arte. Docência. Ensino tecnológico. Deslocamentos.

Resumo

Este artigo trata de algumas relações possíveis entre as áreas da arte, docência e ensino tecnológico, com o olhar dirigido à formação docente para o ensino técnico e profissionalizante. Apresentando considerações baseadas em
uma pesquisa de Mestrado, e tendo aporte teórico em Nietzsche e Foucault, tratamos os movimentos provocados pela presença da arte, especialmente da arte contemporânea no contexto do ensino tecnológico como deslocamentos e os problematizamos em relação ao potencial formativo da experiência com arte contemporânea, a formação dos docentes que atuam na Educação Profissional e às concepções de arte presentes nesse sistema de ensino. Por fim, discorremos sobre as possibilidades de abertura à arte no ensino tecnológico e sobre potência da arte contemporânea para agenciar estratégias de formação continuada na EPT.

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Biografia do Autor

Carla Giane Fonseca do Amaral, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Sapucaia do Sul

Licenciada em Artes Visuais (UFPEL), Especialista em Educação (IFSUL) e Mestre em Educação (UFRGS). É professora do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Sapucaia do Sul, com atuação nas áreas de arte, educação e design. Pesquisa e publica nas áreas de arte e educação, formação de professores para o ensino tecnológico, formação estética e arte contemporânea. 

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Artística - Hab. em Artes Plásticas (UFPEL), Mestre em Educação (UNICAMP) e Doutora em Educação (UFRGS). É professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa e publica nas áreas de arte e educação, formação de professores, formação estética, artes visuais e gênero, arte contemporânea e educação. 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Amaral, C. G. F. do, & Loponte, L. G. (2016). Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis. Educação, 39(4), s76-s85. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431