Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências

Autores

  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • André de Macedo Duarte Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Jamil Cabral Sierra Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Foucault, Movimentos sociais LGBT, Políticas educacionais, Teoria queer.

Resumo

Com a noção de governamentalidade, Foucault refletiu sobre a constituição do Estado moder-no e suas tecnologias de condução da vida da população. Discutimos neste texto a relação entre Estado brasileiro, movimentos sociais LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e a elaboração de políticas curriculares para a inclusão social e jurídica daquela população. Nossa hipótese é que o processo de governamentalização dessa população específica, a despeito de garantir avanços antidiscriminatórios, tem como consequência colateral o aprisionamento dos próprios movimentos sociais LGBT e das políticas educacionais a eles relacionados numa lógica identitária e normalizadora, que tende a pacificar suas demandas e arrefecer sua capacidade de crítica e autocrítica. Finalmente, recorremos à noção foucaultiana de estética da existência e de atitude queer para pensar novas formas de resistência pós-identitária.

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Biografia do Autor

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

possui graduação em Ciências Biológicas (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-doutorado em Filosofia Contemporânea (Michel Foucault) na Universidade de Paris XII (2011-2012) sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Gros. Atualmente é Professora Adjunta do Setor de Educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - PPGE/UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR) e coordenadora do Laboratório de investigações sobre corpo, gênero e subjetividade na educação (UFPR). Vice-coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2011-2013). Membro do Conselho Editorial da Educar em Revista (ISSN 0104-4060) e da Editora da UFPR. Experiência na área de Educação (Ensino) com ênfase nos estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e subjetividade; atuando principalmente nos seguintes temas: poder, biopolítica, governamentalidade e estética da existência (M. Foucault); pós-estruturalismo; teorias de gênero; feminismo e teoria queer.

André de Macedo Duarte, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona com bolsa Capes (2003), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Bolsa Sanduíche CNPq na New School for Social Research (NY, 1995-1997), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia desde 1998. Líder do Grupo de Pesquisa em Ontologia, Fenomenologia e Hermenêutica, cadastrado no CNPq e certificado na UFPR. Coordenador do GT Heidegger associado à ANPOF desde 2006. Membro do GT Pensamento Contemporâneo. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e representante brasileiro no Círculo Latino-Americano de Fenomenologia (CLAFEN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética, Fenomenologia, Ontologia Fundamental e Hermenêutica, atuando principalmente na discussão dos seguintes autores e temas: diagnósticos filosóficos da Modernidade; biopolítica; técnica; Heidegger, Arendt, Foucault, Nietzsche e Agamben. Alguns textos acadêmicos estão disponíveis em http://works.bepress.com/andre_duarte/ Ou então: http://ufpr.academia.edu/AndréDuarte Outros textos encontram-se em http://[email protected]

Jamil Cabral Sierra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sou licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), especialista em Linguística Aplicada também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente, sou professor assistente no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná UFPR. Pesquisador do Núcleo de Estudo de Gênero - NEG (CNPq/UFPR) e do Laboratório de Investigações sobre Corpo, Gênero e Subjetividade em Educação LABIN-CGS (UFPR). Doutorando em Educação na UFPR, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Assis César. Experiência na área de Letras e Educação, com ênfase nos estudos sobre discurso, relações de gênero, corpo e sexualidade, subjetividade e teoria queer.

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

César, M. R. de A., Duarte, A. de M., & Sierra, J. C. (2013). Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, 36(2), 192–200. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12908

Edição

Seção

Dossiê - Biopolítica, governamentalidade e educação