Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35964

Palavras-chave:

educação intramuros, pedagogia social, políticas educacionais.

Resumo

Ao longo dos últimos anos observa-se no Brasil, o interesse crescente no campo da chamada pedagogia social. A partir de experiências próprias, o autor caracteriza as diferenças entre esse tipo de trabalho pedagógico e a tradicional pedagogia escolar. Defende-se a tese de que as diretrizes subjacentes às atuais políticas educativas estatais desprezam o processo educativo como experiência essencialmente social, contribuindo, assim, ao deslocamento dessa demanda para o espaço fora das instituições fechadas.

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Biografia do Autor

Hans-Georg Flickinger, Universidade de Kassel (Uni-Kassel), Kassel.

Doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, em Heidelberg, Alemanha; professor Emeritus da Universidade de Kassel, em Kassel.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Flickinger, H.-G. (2020). Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência. Educação, 43(2), e35964. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35964

Edição

Seção

Dossiê: Formação em Movimento