Convivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior

Autores

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul/RS/Brasil Área do conhecimento de Humanidades Programa de Pós-Graduação em Educação Observatório de Educação Honorary Research Associate - Institute of Education/University of London/UK Bolsista CAPES - Estágio Pós-Doutoral
  • Lucas Josias Marin Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Observatório de Educação da UCS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29552

Palavras-chave:

Convivência acadêmica. Educação Superior. Formação humana. Universidade comunitária.

Resumo

O texto objetiva promover uma discussão sobre o conceito de convivência acadêmica e sua importância nos percursos da formação humana em nível de educação superior. A reflexão proposta busca sustentação teórica na teoria levinasiana da alteridade e dialoga com as contribuições de Buber e Melucci sobre a relação e o processo de indentização do Eu. O cenário e dados empíricos da pesquisa que origina o texto consideram as concepções de convivência acadêmica expressas de modo direto e indireto em duas versões do Plano de Desenvolvimento Institucional de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior. Análise documental e análise de conteúdo foram os procedimentos evocados para a construção dos dados. Na tessitura do argumento contemplamos que a aprendizagem também se faz a partir da relação que os indivíduos estabelecem entre si e o seu entorno, caracterizando um processo de socialização que colabora na formação humana, numa dimensão de abertura e acolhimento do Outro. Nos achados do estudo, concluímos que a socialização ocorre em quatro dimensões: contraposição, onde não há aceitação do Outro; coexistência, onde o Outro coabita no mesmo ambiente, porém não há relação; inclusão, nível em que o Outro tem suas necessidades atendidas para permanecer no mesmo ambiente, porém não há relação e; convivência, nesse nível o Outro é aceito e acolhido na sua diferença, há relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul/RS/Brasil Área do conhecimento de Humanidades Programa de Pós-Graduação em Educação Observatório de Educação Honorary Research Associate - Institute of Education/University of London/UK Bolsista CAPES - Estágio Pós-Doutoral

Nilda Stecanela é doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado em Educação, como bolsista CAPES, no Institute of Education/University of London. Atualmente é pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS e coeditora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. Coordena o Observatório de Educação da mesma instituição.

Lucas Josias Marin, Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Observatório de Educação da UCS

Lucas Josias Marin é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Bacharel em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul.

Referências

BUBER, M. Eu e tu. Tradução Newton Aquiles Von Zuben. 8. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

BURKE, P. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: BURKE, P. (Ed.). A escrita da história: Novas perspectivas. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 1992. p. 327-348.

CERTEAU, M. DE. A escrita da história. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 1982.

CERTEAU, M. DE. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

CLEVELAND-INNES, M. F.; EMES, C. Social and Academic Interaction in Higher Education Contexts and the Effect on Deep Learning. NASPA Journal, v. 42, n. 2, p. 241-262, 2005.

CONSÓRCIO DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS GAÚCHAS. Sobre o Comung. Disponível em: <http://www.comung.org.br/sobre/exibir/comung>. Acesso em: 5 set. 2017.

DELORS, J. Os quatro pilares da educação. In: DELORS, J. (Ed.). Educação: Um tesouro a descobrir. Tradução José Carlos Eufrázio. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 89-102.

DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Tradução Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

DUBAR, C. A socialização: Construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel M. Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ENDO, J. J.; HARPEL, R. L. The effect of student-faculty interaction on students’ educational outcomes. Research in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 115-138, 1982.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. Tradução Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

GOERGEN, P. Ensino superior e formação: Elementos para um olhar ampliado de avaliação. Avaliação, v. 6, n. 4, p. 63-76, 2001.

GOERGEN, P. Formação humana hoje: História e atualidade. In: RAJOBAC, R.; BOMBASSARO, L. C.; GOERGEN, P. (Eds.). Experiência formativa e reflexão. Caxias do Sul: EdICES, 2016. p. 61-78.

HOUAISS, I. A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

ICES. Institucional - A Universidade. Disponível em: <https://www.ICES.br/site/institucional/>. Acesso em: 11 maio 2017a.

ICES. Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016. Cidade X, Brasil, 2012.

ICES. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. Versão de abril de 2017. Cidade X, Brasil, 2017b.

KUIAVA, E. A. Levinas e o processo de destituição da subjetividade monológica kantiana. In: KUIAVA, E. A. (Ed.). Subjetividade transcendental e alteridade: Um estudo sobre a questão do outro em Kant e Levinas. Caxias do Sul: EdICES, 2003. p. 143-219.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito. Tradução José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições70, 1980.

MARIN, L. J. Formação humana na ICES: Convivência acadêmica em foco. Caxias do Sul, Brasil: ICES, 2017.

MELUCCI, A. O jogo do eu: A mudança de si em uma sociedade global. Tradução Adriano R. Marinho. São Leopoldo: Edunisinos, 2004.

MIRANDA, J. V. A. Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 21, n. 2, p. 406-419, 2016.

MIRANDA, M. G. Sobre tempos e espaços da escola: Do princípio do conhecimento ao princípio da socialidade. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 639-651, 2005.

NODARI, P. C. O rosto como apelo à responsabilidade e à justiça em Levinas. In: NODARI, P. C. (Ed.). Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: EdICES, 2010. p. 161-201.

PAVIANI, J.; POZENATO, J. C. A universidade em debate. Caxias do Sul: EdICES, 1979.

RODRIGUES, N. Educação: Da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, v. 22, n. 76, p. 232-257, 2001.

SANTOS, C. I.; POLICARPO JUNIOR, J. Learning to live together in peace and harmony: Um olhar comprometido com a formação humana. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 20, n. 2, p. 94-111, 2015.

SÍVERES, L.; MELO, P. G. R. A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 17, n. 3, p. 34–38, 2012.

STECANELA, N. Retratos de um percurso: O cotidiano como fonte e pesquisa. In: GRAZZIOTIN, L. S. S.; COSTA, G. P. (Eds.). Experiências de quem pesquisa: Reflexões e percursos. Caxias do Sul: EdICES, 2010. p. 117-152.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância: A propósito da morte de Jean Calas. Tradução Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Stecanela, N., & Marin, L. J. (2018). Convivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior. Educação, 41(1), 93–103. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29552

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação