Práticas locais em clínica e educação: compromissos com a atual América

Autores

  • Ana Luisa Teixeira de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Viviane Fernades Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.22918

Palavras-chave:

América. Psicanálise. Educação. Psicologia clínica.

Resumo

A experiência de 12 anos de contato e de pesquisa com os Guarani1, através de pesquisas acerca da dança Guarani2, além dos estudos “Infâncias e educação Guarani”3 e “Pensamento originário e mestiço: caminhos decoloniais na formação acadêmica da educação e da psicologia”4, tem oportunizado que se pense o lugar da atual América, os trabalhos clínicos, de educação em diálogo com a ciência moderna, tendo em vista o projeto científico no campo da psicologia e da educação que evidenciam as práticas locais. Por meio da obra de Rodolfo Kusch, propõe-se uma intersecção, desde um ponto de vista situado não apenas geograficamente.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em educação - UFRGS

Professora do departamento de Psicologia e do Mestrado e doutorado do Programa em educação da UNISC.

Viviane Fernades Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicanalista, doutora em educação, pós-doutoranda pela UNISC e UNTREF, bolsista PNPD-CAPES. Trabalho ligado ao tema dos povos originários, pensamento descolonial, educação profissional e práticas profissionais na atual América.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

de Menezes, A. L. T., & Silveira, V. F. (2016). Práticas locais em clínica e educação: compromissos com a atual América. Educação, 39(2), 271–280. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.22918

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