O direito à educação e o cotidiano escolar: dimensões do concebido, do vivido e do percebido

Autores

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20997

Palavras-chave:

Direito à educação. Cotidiano escolar. Relação pedagógica. Diversidade sociocultural.

Resumo

O foco deste texto emerge das inquietações que perpassam o cotidiano das instituições educativas, identificadas em categorias analíticas emergentes de pesquisa que teve como corpus empírico as narrativas de professores e de alunos da educação básica. Constitui uma tentativa de interpretação dos ecos das palavras dos interlocutores envolvidos ao referirem, de modo indireto, que a obrigatoriedade da frequência à escola produz uma configuração social que altera as rotas do projeto moderno de escola. E afeta também a relação pedagógica e as culturas escolares neste evidenciadas. Objetiva, portanto, a tessitura de relações a respeito do paradoxo “direito à educação e escolarização obrigatória” em diálogo com as evidências do processo de mutação da escola. Contextualiza os direitos humanos e o direito à educação em interlocução com os conceitos de configuração social e relações de interdependência, buscados em Norbert Elias sobre o processo civilizador. Michel de Certeau e Roger Chartier contribuem, respectivamente, na discussão através dos conceitos de estratégia e de tática, assim como de representação social.

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Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Nilda Stecanela é doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista CAPES em Estágio de Doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa 2005 e 2006. Integra o corpo docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordena o Observatório de Educação da UCS. É co-editora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. Atualmente é bolsista CAPES em Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE), onde possui vínculo como Honorary Research Associate.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Stecanela, N. (2016). O direito à educação e o cotidiano escolar: dimensões do concebido, do vivido e do percebido. Educação, 39(3), 344–356. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20997

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