As políticas de inclusão e a educação escolar: contrapontos necessários
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.19998Palavras-chave:
Políticas de inclusão. Contradição. Educação. Consciência de classe.Resumo
Por meio das políticas de inclusão, tem se apresentado frequentemente a defesa dos direitos de grupos minoritários e a proposta de resolução de problemas sociais pela via da educação. Assim, aborda-se a temática da inclusão com a intenção de problematizar essa proposição no contexto excludente da sociedade capitalista. Para tanto, realizouse uma pesquisa bibliográfica e documental que priorizou documentos que exercem interferência nas políticas a partir da década de 1990, no país. E buscou-se apoio em atores que permitem compreender as contradições que envolvem as políticas na sociedade de classes. Considerou-se que a proposta de inclusão escolar é coerente com a manutenção dessa lógica social na medida em que não prevê mudanças estruturais. Apontou-se para a relevância de pensar a função da escola para além dos propósitos divulgados por meio das políticas, tendo em vista a formação da consciência de classe que supera a fragmentação presente na focalização de grupos sociais.
Downloads
Referências
CASTANHA, André Paulo. O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo. Revista HISTEDBR [online], Campinas, n. esp., p. 309-331, abr. 2011.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
DAL RI, Neusa Maria; VIEITEZ, Candido Giraldez. Trabalho como princípio educativo e práxis político-pedagógica. In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Vandei Pinto da; MILLER, Stela (orgs.). Marx Gramsci e Vigotski: aproximações. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2012. p. 253-306.
DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/Brasília: MEC: UNESCO, 1998.
FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista: as funções da previdência e assistências sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1983. FONTES, Virgília. Capitalismo, exclusões e inclusão forçada. Tempo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 34-58, 1996.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no Brasil. S/d. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt15/t1510.pdf. Acesso em: 23 maio 2013.
______. Discursos políticos sobre inclusão: questões para políticas públicas de educação especial no Brasil. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Caxambu, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt15/t1510.pdf. Acesso em: 06 jun. 2013.
LEHER, Roberto. Educação no capitalismo dependente ou exclusão educacional? In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Vandei Pinto da; MILLER, Stela (orgs.). Marx Gramsci e Vigotski: aproximações. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2012. p. 223-252.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 6. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.
NAGEL, Lizia Helena. O estado brasileiro e as políticas educacionais a partir dos anos 80. In: NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães (org.). Estado e políticas sociais no Brasil: conferências do seminário estado e políticas sociais no Brasil e textos do relatório parcial do projeto de pesquisa – programas nas áreas de educação e saúde no estado do Paraná: sua relação com as orientações do BID e BIRD e sua contribuição na difusão das propostas liberalizantes em nível nacional. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001. p. 99-122.
NETTO, José Paulo. Economia política: uma introdução crítica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
OLIVEIRA, Avelino da Rosa. A exclusão nas ciências humanas: para a construção de um referencial teórico marxista, s/d. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt2/sessao3/Avelino_Oliveira.pdf. Acesso em: 16 nov. 2013.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 255- 78, jul./dez. 2005.
SAES, Décio. A evolução do Estado no Brasil (uma interpretação marxista). In: ______. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma política educacional. 2. ed. rev. e ampl. Campinas. SP: Autores Associados, 2008.
______. Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. 5. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea).
SEVERINO, Joaquim. Políticas educacionais: o ensino nacional em questão. Campinas, SP: Papirus, 2003.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
UNESCO. Coordenadoria Nacional para a Integração da
Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE). Declaração de Salamanca: princípios, política e prática para as necessidades educativas especiais. Brasília, 1994.
______. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.
XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; DEITOS, Roberto Antonio. Estado e política educacional no Brasil. In: DEITOS, Roberto Antonio; RODRIGUES, Rosa Maria (orgs.). Estado, desenvolvimento, democracia & políticas sociais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2006. p. 67-86.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.