As políticas de inclusão e a educação escolar: contrapontos necessários

Autores

  • Eliane Brunetto Pertile Universidade Estadual de Maringá
  • Elisabeth Rossetto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.19998

Palavras-chave:

Políticas de inclusão. Contradição. Educação. Consciência de classe.

Resumo

Por meio das políticas de inclusão, tem se apresentado frequentemente a defesa dos direitos de grupos minoritários e a proposta de resolução de problemas sociais pela via da educação. Assim, aborda-se a temática da inclusão com a intenção de problematizar essa proposição no contexto excludente da sociedade capitalista. Para tanto, realizouse uma pesquisa bibliográfica e documental que priorizou documentos que exercem interferência nas políticas a partir da década de 1990, no país. E buscou-se apoio em atores que permitem compreender as contradições que envolvem as políticas na sociedade de classes. Considerou-se que a proposta de inclusão escolar é coerente com a manutenção dessa lógica social na medida em que não prevê mudanças estruturais. Apontou-se para a relevância de pensar a função da escola para além dos propósitos divulgados por meio das políticas, tendo em vista a formação da consciência de classe que supera a fragmentação presente na focalização de grupos sociais.

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Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós- Graduação em Educação/PPE. Mestre em Educação pela UNIOESTE, Cascavel- Pr. Professora da rede estadual de Educação do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial, GEPEE.

Elisabeth Rossetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Coodernadora do Grupo de Pesquisa em Educação Especial GEPEE.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Pertile, E. B., & Rossetto, E. (2016). As políticas de inclusão e a educação escolar: contrapontos necessários. Educação, 39(3), 334–343. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.19998

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