Formação dos professores para as modalidades educação especial e educação indígena: espaços intersticiais

Autores

  • Joao Henrique da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.18382

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação especial. Educação indígena.

Resumo

Este relato de pesquisa discute a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a educação escolar indígena. Participaram do estudo quatro professores do AEE em escolas indígenas de Dourados (MS). O objetivo geral foi desenvolver, em conjunto com esses professores, um programa de formação continuada para investigar as ações pedagógicas presentes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e analisar os impasses, os obstáculos os desafios do AEE e da inclusão escolar. Fundamentou-se nos estudos culturais a na pesquisa colaborativa, fazendo uso de entrevista semiestruturada, entrevista coletiva e diário de campo. Os resultados evidenciaram: a necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE, adequadas às especificidades das escolas indígenas; a política de formação dos professores como desafio para a superação das práticas hegemônicas e o trânsito entre diferentes espaços intersticiais e fronteiras dos conhecimentos; a emergência da (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural e de exercício crítico do fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

Joao Henrique da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, no departamento de Psicologia. Também é Mestre em Educação pela UFGD, pesquisando a interface entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena.

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela UNESP, Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFGD. Graduada em Educação Especial (UNESP), Letras (USC), Pedagogia (USP). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

da Silva, J. H., & Bruno, M. M. G. (2016). Formação dos professores para as modalidades educação especial e educação indígena: espaços intersticiais. Educação, 39(3), 327–333. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.18382

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