“Se não bater, não aprende”: Educação e direitos da criança e do adolescente em Angola

Autores

  • Airi Macias Sacco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cléa Maria da Silva Ferreira Universidade de São Paulo
  • Sílvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.18127

Palavras-chave:

Educação. Direitos da criança. Castigos físicos. Angola.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a situação dos direitos da criança e a utilização de castigos físicos em escolas de ensino público primário de Angola. Foram realizados dois estudos, um quantitativo e outro qualitativo, e ambos tiveram como plano de fundo metodológico a inserção ecológica. Participaram do estudo quantitativo 241 crianças e adolescentes. Os resultados revelaram que a maioria já foi vítima de algum tipo de agressão física cometida por professores ou ficou de castigo na escola. No estudo qualitativo, as crianças e os adolescentes foram unânimes ao relatar o uso de castigos físicos e, apesar de não gostarem de ser castigadas, muitas afirmaram acreditar que estes são necessários para a aprendizagem. Elas também identificaram precariedade infraestrutural, escassez de material escolar e falta de água, energia elétrica e merenda. O respeito aos direitos da criança ainda é incipiente em Angola como um todo e nas escolas em particular.

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Biografia do Autor

Airi Macias Sacco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cléa Maria da Silva Ferreira, Universidade de São Paulo

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Sílvia Helena Koller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Doutora em Educação, Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Sacco, A. M., da Silva Ferreira, C. M., & Koller, S. H. (2016). “Se não bater, não aprende”: Educação e direitos da criança e do adolescente em Angola. Educação, 39(1), 11–21. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.18127

Edição

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