Contribuições do modelo COBIT para a Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação: desafios, problemas e benefícios na percepção de especialistas e CIOs

Autores

  • Ricardo Zoldan Giampaoli PUCRS
  • Maurício Gregianin Testa PUCRS
  • Edimara Mezzomo Luciano PUCRS

Palavras-chave:

Governança de TI, Governança Corporativa, COBIT

Resumo

 As organizações têm realizado investimentos significativos na adoção de modelos com o objetivo de aprimorar seus padrões de Governança de Tecnologia da Informação (TI). Dentre estes, o COBIT se destaca como um dos mais relevantes, porém, muitas vezes as organizações encontram dificuldades em sua adoção e não alcançam os resultados almejados. O objetivo deste artigo é identificar a percepção de especialistas e CIOs em relação às contribuições do COBIT para a Governança de Corporativa e de TI. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória a partir da realização de sete entrevistas semiestruturadas com especialistas no Brasil e CIO's de empresas que utilizam o modelo. Os resultados da pesquisa apontaram a existência de desafios e problemas ligados à adoção do COBIT, vinculados à Cultura, Maturidade, Tropicalização Interpretação, Qualificação e Tempo. Foram identificados, também, os benefícios para cinco áreas foco da Governança de TI (Alinhamento Estratégico, Entrega de Valor, Gestão de Recursos, Gestão dos Riscos e a Mensuração da Performance) e os benefícios do COBIT para os cinco princípios básicos da Governança Corporativa: Proteção dos Acionistas, Equidade, Transparência, Normas e Controle.

Biografia do Autor

Ricardo Zoldan Giampaoli, PUCRS

Mestre em Administração (PUCRS).

Maurício Gregianin Testa, PUCRS

D

Edimara Mezzomo Luciano, PUCRS

Doutor em Administração (UFRGS). Professora e Coordenadora do Programa em Pós-Graduação (PPGAd) da PUCRS. Vice-Diretora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da PUCRS.

Downloads

Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

Artigos