Perfil dos manifestantes pró e contra o impeachment em Porto Alegre e as TIC's: uma análise quantitativa

  • Iara Cunha Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thainan Piuco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: manifestações, impeachment, engajamento, Porto Alegre, TIC’s

Resumo

Pesquisa quantitativa que investiga o perfil dos manifestantes a favor e contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e versa sobre o engajamento político dessas manifestações em Porto Alegre, com enfoque nas implicações das novas tecnologias de informação e comunicação - as TIC’s -  presentes nos processos contestatórios. O contexto em que se dá a pesquisa é o ano de 2016, quando na ocasião elaborou-se um questionário com 22 questões no Google Forms, divulgado em redes sociais, sobretudo em grupos e eventos do Facebook. Com base nos resultados, que serão expostos neste artigo, fizemos uma breve análise de quem seriam estes atores pró e contra o impeachment, assim como também algumas hipóteses apoiadas em uma sociologia da ação coletiva e de movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Cunha Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é graduanda em estatística pela UFRGS e mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da mesma universidade. 
Thainan Piuco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Atualmente cursa graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Referências

ANTUNES, Ana. Sociedade da informação. Coimbra:[Sn], 2008.

CAMACHO, Kemly. Palabras em juego: enfoque multiculturales sobre las sociedades de la información. La brecha digital, p. 61-71, 2005.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

MELUCCI, Alberto. Asumir un compromiso: identidad y movilización en los movimientos sociales. Zona Abierta, 69, p. 153-180, 1994.

METADE DA POPULAÇÃO brasileira não tem acesso à internet. Veja. 14 de janeiro de 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/economia/metade-da-populacao-brasileira-nao-tem-acesso-a-internet/. Acesso em: 15 de abril de 2018.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Ciberativismo, cultura e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, n.86, p. 28-39, junho/agosto, 2010.

Publicado
2018-09-28
Como Citar
Passos, I. C., & Piuco, T. (2018). Perfil dos manifestantes pró e contra o impeachment em Porto Alegre e as TIC’s: uma análise quantitativa. Conversas & Controvérsias, 5(1), 57-74. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2018.1.30365
Seção
Dossiê - Dinâmicas contemporâneas das mobilizações sociais