A solidariedade durkheimiana e os feminismos contemporâneos: identidade, pertencimento e coesão social na modernidade reflexiva
Palavras-chave:
Feminismos virtuais. Solidariedade. Modernidade reflexiva.Resumo
Neste artigo, pretende-se lançar mão da ferramenta teórica da solidariedade, como construída por Émile Durkheim, a fim de refletir sobre um tipo de sistema social que fugiu à sua análise – aqui, entendido como modernidade reflexiva. Em tal cenário, no qual a atomização do agente é intensa e o individualismo se expressa ao extremo, sugere-se que a busca pela identidade coletiva surge como alternativa à demanda por pertencimento, que pode equilibrar a perda de sentido pessoal advinda do período contemporâneo. Diante disso, essa investigação é vinculada a um tipo de identidade em ascensão na sociedade em rede: a feminista, que é, no trabalho, analisada em sua manifestação virtual no Brasil. Para o desenvolvimento da presente reflexão, são trazidas duas táticas corriqueiras aos feminismos virtuais contemporâneos, a partir das quais procura-se indicar a construção de um eixo de similitudes que podem sustentar sua coesão via consciência coletiva, e enfatizar o tipo de repressão que a forma de solidariedade por eles articuladas suscita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.