Articulando o lugar da resistência na Dialética do esclarecimento e em Lélia Gonzalez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.42421

Palavras-chave:

Teoria crítica, Resistência, Teoria social, Racismo e antirracismo, Formas de dominação

Resumo

Este artigo se propõe a pensar o lugar da resistência, em sentido teórico-conceitual, articulando, para tanto, a assim chamada teoria crítica da sociedade, aqui tomada a partir de algumas reflexões de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, e a teoria social de Lélia Gonzalez. Ao fundamentar o olhar nessas duas perspectivas teóricas, gestadas em contextos históricos e sociais bastante distintos, busco apontar como podem se complementar e, desse modo, enriquecer a visada crítica sobre as manifestações contemporâneas do autoritarismo. Está pressuposto, portanto, que apesar das diversas mudanças ocorridas nas últimas décadas, há alguns elementos-chave constitutivos de como as formas de repressão e marginalização atuam no capitalismo, (re)produzindo uma miríade de desigualdades, sobretudo as de cunho étnico-racial. Consequentemente, fomentar a resistência permanece traço vital que deve estar no horizonte da prática intelectual das ciências sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefan Klein, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Professor do Departamento de Sociologia, da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

Referências

Adorno, Theodor W. (1966) 2004. Erziehung nach Auschwitz. In Erziehung zur Mündigkeit, 88-104. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Boatcă, Manuela. 2015. Global inequalities beyond Occidentalism. Farnham: Ashgate.

Cohn, Gabriel. 1998. Esclarecimento e ofuscação: Adorno & Horkheimer hoje Lua Nova 43: 5-24. https://doi.org/10.1590/S0102-64451998000100002.

Collins, Patricia H. 2016. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado 31 (1): 99-127. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100006.

Davis, Angela. 2016. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo.

Dubiel, Helmut. 1978. Wissenschaftsorganisation und politische Erfahrung: Studien zur frühen Kritischen Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

DuBois, William E. B. (1899) 1967. The Philadelphia Negro. Nova Iorque: Schocken Books.

DuBois, William E. B. (1903) 2007. The Souls of Black Folk. Nova Iorque: Oxford University Press.

Gonzalez, Lélia. 2020. Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1979a) 2020. Cultura, etnicidade e trabalho. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 25-44. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1979b) 2020. A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político-econômica. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 49-64. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1980a) 2020. A questão negra no Brasil. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 183-190. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1980b) 2020. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 75-93. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1981) 2020. Mulher negra, essa quilombola. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 197-200. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1984) 2020. O racismo no Brasil é profundamente disfarçado. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 303-304. São Paulo: Zahar.

Gonzalez, Lélia. (1985) 2020. O Movimento Negro Unificado: um novo estágio na mobilização política negra. In Por um feminismo afro-latino-americano, organizado por Flavia Rios e Márcia Lima, 112-126. São Paulo: Zahar.

Hernández, Dinora. 2020. Imágenes dialécticas del patriarcado. Para una teoría crítica feminista. Constelaciones: Revista de Teoría Crítica 11-12: 353-381.

Horkheimer, Max. (1937) 1988. Traditionelle und kritische Theorie. In Gesammelte Schriften, organisiert von Gunzelin Schmid-Noerr e Alfred Schmidt, vol. 4, 162-219. Frankfurt am Main: Fischer.

Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno. (1944) 1987. Dialektik der Aufklärung. In Gesammelte Schriften, organisiert von Gunzelin Schmid-Noerr e Alfred Schmidt, vol. 5, 16-290. Frankfurt am Main: Fischer.

Keim, Wiebke. 2010. Pour un modèle centre-périphérie dans les sciences sociales. Revue d’anthropologie des connaissances 3: 569-597. https://doi.org/10.3917/rac.011.0570.

Löwy, Michael e Eleni Varikas. 1992. A crítica do progresso em Adorno. Lua Nova 27: 201-215. https://doi.org/10.1590/S0102-64451992000300010.

Marx, Karl. (1867) 1968. Das Kapital (v. 1) – Marx Engels Werke, vol. 23. Berlim: Dietz.

Musse, Ricardo. 2009. Theodor Adorno: filosofia de conteúdos e modelos críticos. Trans/Form/Ação 32 (2): 135-145. https://doi.org/10.1590/S0101-31732009000200008.

Nascimento, Abdias do. 1978. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Nascimento, Beatriz. 1985. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora ano 3 (6/7): 41-49.

Rios, Flavia e Alex Ratts. 2016. A perspectiva interseccional de Lélia Gonzalez. In Pensadores negros – pensadoras negras. Brasil, séculos XIX e XX, organizado por Ana Flávia Magalhães Pinto e Sidney Chaloub, 387-403. Belo Horizonte: Fino Traço.

Simmel, Georg. (1908) 1992. Soziologie. Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Weber, Max. (1917) 1992. Wissenschaft als Beruf. In Max Weber Gesamtausgabe, organisiert von Wolfgang Schluchter, Abt. I, vol. 17, 70-111. Tübingen: J. C. B. Mohr/Paul Siebeck.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Klein, S. (2022). Articulando o lugar da resistência na Dialética do esclarecimento e em Lélia Gonzalez. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e41421. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.42421

Edição

Seção

Dossiê: Teorias críticas sobre o autoritarismo