"¿Estamos preparados para el cambio?": a Revista Triunfo e o final do Franquismo
Palavras-chave:
Franquismo, Espanha, Transição Democrática.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o texto “¿Estamos preparados para el cambio?” escrito pelo psiquiatra José Aumente e publicado pela revista espanhola Triunfo, em abril de 1975. Pretende-se, dessa forma, observar como a publicação enfrentou o regime e de que maneira a palavra foi utilizada como resistência intelectual a Francisco Franco. Triunfo é apenas um exemplo dentre tantos veículos que assumiram o papel de esclarecer os espanhóis sobre o quadro sócio-político de uma Espanha marcada por divergências ideológicas. Através de textos metafóricos, a revista transpõe parte da censura imposta tanto pela lei de imprensa de 1938 quanto pela de 1966.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.