Entrevista sobre o mundo do trabalho com a professora Dra. Melina Perussatto (UFRGS)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2022.1.42137Palavras-chave:
Mundo do trabalho, Pós-abolição, História socialResumo
No ano de 2021 foi realizada a presente entrevista com a professora Dra. Melina Perussatto. A entrevista versa sobre o mundo do trabalho, focando nas áreas de especialidade da entrevistada, tais como emancipações e pós-abolição no Brasil, bem como sobre temas da atualidade. A preocupação para a realização da presente entrevista se deu pela necessidade de discutir temas atuais os relacionando com a historiografia, e a necessidade de trazer sempre à tona a questão do mundo do trabalho no Brasil: tema que está sempre muito presente no dia a dia de todos os cidadãos e de constantes debates e múltiplos vieses teórico-metodológicos. Na entrevista, a professora Melina traz suas considerações sobre o tema, e aponta sua própria trajetória acadêmica como um ponto de partida da discussão. Seus aportes de teoria e metodologia são explicados no texto, e suas fontes de pesquisa são abordados para mais lucidações da questão. Através de questões teóricas e de referências acadêmicas, Melina Perussato nos fornece material para reflexão. Uma aula em forma de entrevista é o que aqui é apresentado, nos levando por caminhos da historiografia recente sobre o mundo do trabalho através de um ponto de vista crítico.
Downloads
Referências
--
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Oficina do Historiador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.