O eco das eleições 2018 no ciberespaço
As vozes das ruas nas redes (e vice-versa)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39422Palavras-chave:
Eleições 2018, #EleNão, Mídias sociaisResumo
Tem sido notável o crescimento de movimentos sociais como o Feminismo. Retirando-se perspectivas conservadoras sobre ele, é inegável sua necessidade, legitimidade e importância, assim como seus avanços e conquistas. As mudanças pelas quais estamos passando devido à inserção intensiva da internet no nosso cotidiano estão se refletindo também nas maneiras de luta, de debate e de expressão. Nesse sentido, é notável também o crescente número de mulheres engajadas, organizadas por seus direitos e como isso potencializa a força política dessas organizações. Manuel Castells (2012) afirma que a relação intrínseca entre ações sociopolíticas que se iniciam nas redes sociais e impactam multidões coesas e politicamente engajadas estão causando essas enormes mudanças nos rumos político-institucionais. É a partir dessa perspectiva que se pretende compreender a articulação ocorrida nas Eleições 2018 no Brasil. Nesse sentido, olharemos para a movimentação realizada pelas mulheres, conhecida como “Ele Não”, e para as articulações realizadas por apoiadores do, então candidato, Jair Bolsonaro.
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