O eco das eleições 2018 no ciberespaço

As vozes das ruas nas redes (e vice-versa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39422

Palavras-chave:

Eleições 2018, #EleNão, Mídias sociais

Resumo

Tem sido notável o crescimento de movimentos sociais como o Feminismo. Retirando-se perspectivas conservadoras sobre ele, é inegável sua necessidade, legitimidade e importância, assim como seus avanços e conquistas. As mudanças pelas quais estamos passando devido à inserção intensiva da internet no nosso cotidiano estão se refletindo também nas maneiras de luta, de debate e de expressão. Nesse sentido, é notável também o crescente número de mulheres engajadas, organizadas por seus direitos e como isso potencializa a força política dessas organizações. Manuel Castells (2012) afirma que a relação intrínseca entre ações sociopolíticas que se iniciam nas redes sociais e impactam multidões coesas e politicamente engajadas estão causando essas enormes mudanças nos rumos político-institucionais. É a partir dessa perspectiva que se pretende compreender a articulação ocorrida nas Eleições 2018 no Brasil. Nesse sentido, olharemos para a movimentação realizada pelas mulheres, conhecida como “Ele Não”, e para as articulações realizadas por apoiadores do, então candidato, Jair Bolsonaro.

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Biografia do Autor

Diulia Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Santa Catarina, SC, Brasil.

Mestranda em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, SC, Brasil.

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

Soares, D. (2021). O eco das eleições 2018 no ciberespaço: As vozes das ruas nas redes (e vice-versa). Oficina Do Historiador, 14(1), e39422. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39422

Edição

Seção

Dossiê: Mídias e História