Por uma História Visual
Os 23 anos do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som do PPGH PUCRS (1997–2020)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.2.37890Palavras-chave:
Laboratório, História e Imagem, Estudos visuais, Metodologia de pesquisaResumo
Este artigo apresenta os resultados do projeto de organização e sistematização dos acervos e dos documentos do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som (LPHIS), pertencente ao Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, que completa 23 anos de existência em 2020. Assim, busca-se apresentar sua trajetória ao longo desses anos, entendendo-o como um espaço de formação e fomento à pesquisa, assim como o contexto de criação do atual LPHIS em relação a de outros centros de pesquisa acadêmica em imagem e som.
Downloads
Referências
AGNOLETTO, Taiane Caroline. Um mosaico do Brasil através das fotorreportagens de José Medeiros em O Cruzeiro (1946-1962). 2007. 163f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000411096. Acesso em: 16 mar. 2020.
AMENGUAL, Augusta Gonçalves. Imagens do processo de urbanização de Porto Alegre da Assessoria de Comunicação do palácio Piratini (1950-1960). 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BELLOTTO, Heloísa Liberali. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BELLOTTO, H. L. Arquivo, estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
BRASIL, Luísa Kuhl. Retratos em (Re)vista: Do estúdio à imprensa ilustrada em Bagé, 1890-1921. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000447463. Acesso em: 16 mar. 2020
BRASIL, Luísa Kuhl. O corpo, a ruina e o tempo: fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco. 2019. 268f. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000495721. Acesso em: 16 mar. 2020.
CONHEÇA o LABHOI. Laboratório de História Oral e Imagem. [2018]. Disponível em: http://www.labhoi.uff.br/. Acesso em: 25 mar. 2020.
COSTA, Eduardo; SCHIAVINATTO, Iara Lis (org.). Cultura visual e história. São Paulo: Alameda, 2016.
COSTA, Ialê Menezes Leite. Pierre Verger: um outro olhar sobre o sertanejo na revista O Cruzeiro (1946-1951). 2015. 257 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000467369. Acesso em: 12 mar. 2020.
DIAS, Claudio Fachel. História e fotojornalismo nas páginas do jornal Última Hora (RS): imprensa e política na crise da legalidade (1961). 2009. 156f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000411948. Acesso em: 16 mar. 2020.
DISSERTAÇÕES/Teses. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis/pesquisa/disserta%C3%A7oesteses. Acesso em: 22 abr. 2020.
ETCHEVERRY, Carolina Martins. Imagens da cidade: Photographia Ferrari & Porto Alegre no século XIX. 2004. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.
FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/ Casa de Oswaldo Cruz / CPDOC - Fundação Getúlio Vargas, 2000.
FORMOLO, Deise. Uma história visual da luta pela terra: Porto Alegre, Praça da Matriz, 1990. 2018. 286 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000489600 Acesso em: 10 mar. 2020.
FRANCO, Thaís. Costumes gauchescos nas fotografias de Wolfgang Hoffmann Harnisch Jr. 2012. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
GUILHÃO, Alexandre Moroso Guilhão. Conflito em tela grande: os conflitos sociais e políticos em Cuba na década de 1960 através do cinema de Tomás Gutiérrez Alea. 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000495850. Acesso em: 12 mar. 2020.
KERN, Arno Alvarez. 1973-1998: Um programa de ensino e pesquisa completa vinte e cinco anos de consolidação e maioridade. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 24, n. 1. p. 5-8, jun. 1998. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/28194/15837. Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.1998.1.28194.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, p. 97-119, 2006. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406. Acesso em: 20 abr. 2020.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: arte, história, imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7964 Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.
LIMA, Aline Mendes. Ofereço minha foto como recordação: representações negras em álbuns familiares (Pelotas 1930-1960). 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000418215. Acesso em: 16 mar. 2020.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica de consumo. Álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1997. LIS. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis. Acesso em: 22 abr. 2020.
LOUZADA, Silvana. Fotografia, memória e história oral. Jornal Alçar, Porto Alegre, n. 4, out. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar-no-4-outubro-de-2012/fotografia-%20memoria%20e%20historia%20oral.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.
MACHADO JR., Cláudio de Sá. Fotografias e códigos culturais: representações da sociabilidade carioca pelas imagens da Revista Careta (1919-1922). 2006. 241f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000382369. Acesso em: 16 mar. 2020
MASSIA, Rodrigo de Souza. Cartografias da Cidade Moderna: A Porto Alegre dos anos 1950 nas fotorreportagens da Revista do Globo. 2005. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 152f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000407442. Acesso em: 16 mar. 2020.
MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 1990. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Niterói: UFF, 1990. 2. V.
MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 133-174, jan./ jun. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v13n1/a05v13n1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100005.
MAUAD, Ana Maria. Usos do passado e História pública no Brasil: a trajetória do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (1982-2017). História Crítica, [S. l.], n. 68, p. 27-45, abr./ jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rhc/n68/0121-1617-rhc-68-00027.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020. https://doi.org/10.7440/histcrit68.2018.02.
MEIHY, J. C. S. B. (org.). (Re)lntroduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: FFLCH/USP, 1996. p. 1-10.
MEIHY, J. C. S. B. Desafios de História Oral Latino-Americana: o caso do Brasil. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/ CPDOC - Fundação Getúlio Vargas, 2000. p. 85-97.
MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.
MONTEIRO, Charles (org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDPUCRS, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/5464012/Fotografia_Cultura_Visual_e_Hist%-C3%B3ria_Pesquisas_Recentes. Acesso em: 25 mar. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.30075.
MONTEIRO, C.; MAUAD, Ana Maria. Fotografia, cultura visual e história: perspectivas teóricas e metodológicas. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 44, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/issue/view/1209. Acesso: 25 mar. 2020. https://doi.org/10.14201/reb201748128130.
MONTEIRO, Charles; REY, Pablo. La Fotografía en Brasil. Revista Estudios Brasileños, São Paulo, v. 4, n. 8, 2017. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/2386-4540/issue/view/reb201748/showToc. Acesso: 25 mar. 2020.
MONTEIRO, C.; ETCHEVERRY, C. M. Imagem e poder: cultura visual nas ditaduras latino-americanas (1954-1985). Porto Alegre: Fi, 2019. v. 1. 201 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/717historia. Acesso em: 22 abr. 2020.
OBJETIVOS. Laboratório de História, Imagem e Som. [2020]. Disponível em: https://lahis.furg.br/objetivos. Acesso em: 25 mar. 2020.
O QUE é o LAPIS. Universidade Federal de Santa Catarina. [2019]. Disponível em: https://lapis.ufsc.br/. Acesso em 20 abr. 2020.
PROENÇA, Caio Carvalho. Fotojornalismo de Ricardo Chaves e Olívio Lamas em Veja: Imagens do caso do sequestro clandestino dos uruguaios em Porto Alegre (1978-1980). 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
PROENÇA, Caio de Carvalho. Confrontando visualidades no fotojornalismo de Veja e Isto É: práticas fotográficas e fotorreportagens na segunda metade dos anos 1970. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000484597. Acesso em: 16 mar. 2020.
REIS, Daniela Görgen dos. História, Fotografia e Poder: Análise das imagens do movi/mento da Legalidade no MUSECOM. 2009. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
REIS; Daniela Görgen dos Reis. Imagens do poder: as fotografias da legalidade pelas lentes da assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio Grande do Sul (1961) 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000448436. Acesso em: 16 mar. 2020.
RIBEIRO, Carmen Adriane. Imagens Negociadas: Retratos de Família pelas lentes do Estúdio Foto Klos nas décadas de 1930 a 1940, em Panambi, RS, 2015. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:-puc01000480004. Acesso em: 16 mar. 2020.
SANTIAGO, Bruna de Oliveira. Imagens da escravidão na Semana Illustrada (1861-1876). 2012. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do museu paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v27/1982-0267-anaismp-27-e08.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
SANTOS, Maria Cristina dos (ed.). Conversas sobre o PPGH-PUCRS – 40 anos (1973-2013). Estudos Ibero -Americanos, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 381-406, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/17252/11114. Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2013.2.17252.
SEVERO, Fernanda. Imagens da cidade – Porto Alegre ontem e hoje. In: ELETRÔNICOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS PPGH/PUCRS. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
SILVA, Haike R. K. da. Historiadores e acervos: uma relação “de fato”, mas não “de direito”. História em Revista, [S. l.], v. 8, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/HistRev/article/view/11797/7529. Acesso em: 25 mar. 2020.
SILVA FILHO, José Oliveira da. A construção de uma visualidade sobre o maranhão a partir de álbuns de vistas (1899-1913). 2018. 317f. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000490019. Acesso em: 16 mar. 2020
SOBRE o Laboratório. Laboratório de História, Imagem e Som. [2020]. Disponível em: https://lahis.furg.br/sobre-o-laboratorio. Acesso em: 25 mar. 2020.
PROJETOS de Pesquisa. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis/pesquisa/projetospesquisa. Acesso em: 22 abr. 2020.
TOMAZONI, Mário Alberto. Álbuns da cidade de Caxias do Sul (1935-1947): as reformas urbanas fotografadas. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000431125. Acesso em: 22 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Oficina do Historiador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.