Materiais contra a mutabilidade: o caso da oleira surda-muda nos registros de Freire Alemão no Ceará (1859-1861)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.1.36692Palavras-chave:
Arqueologia sensorial. Fenomenologia. Viajante. Surda-muda. Cerâmica.Resumo
A Arqueologia vem atravessando um período onde as suas relações com seu objeto de pesquisa, os materiais, estão sendo atualizadas. Na situação em questão pretendemos analisar, a partir do viés sensorial-fenomenológico, a interação específica entre uma espécie de louça utilitária única, os materiais que nela resultam, e a sua fabricante, uma oleira muda. Argumenta-se, com base em estudos da cultura Surda/Muda, que a condição da oleira na verdade contribui para um desenvolvimento aprimorado de outros sentidos que ajudam a explicar a peculiaridade de sua produção - fato este que passa despercebido por seu relator, Freire Alemão. Reforçando esta proposição, alia-se uma análise a partir da narrativa do autor sobre; o processo de produção de louças populares; o sistema de práticas de boas maneiras que exigia a renovação de conjuntos de louças; e o contexto do comércio, importação e produção cearense de cerâmica europeia e local. Pretende-se desta forma destacar a produção desta louça “Surda/Muda” como uma forma de comunicação e expressão em um mundo onde o conceito de cultura Surda/Muda ainda não existia.Downloads
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