“Êste é o Humberto” – Estratégias de construção simbólica da revista Realidade no perfil do primeiro líder da ditadura civil-militar
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.1.36660Palavras-chave:
Revista Realidade. Ditadura Civil-Militar. Humberto de Alencar Castelo Branco.Resumo
Realidade foi uma revista publicada pela editora Abril entre os anos de 1966 e 1976, durante a ditadura civil-militar brasileira. Em algumas edições, o repórter Luiz Fernando Mercadante publicou uma série de perfis dos líderes do governo ditatorial, um aspecto conservador em uma revista majoritariamente transgressora, principalmente quando pautava o plano dos costumes. Neste artigo, será realizada uma análise do perfil de Humberto de Alencar Castelo Branco, intitulado “Êste é o Humberto”, publicado na edição número 3, de junho de 1966. Para isso, a narrativa é entendida como produtora de formas simbólicas a fim de sustentar relações de dominação e, na análise, também são levados em consideração os aspectos contextuais e iconográficos.
Downloads
Referências
FARO, J.S. Revista Realidade, 1966-1968. Tempo da reportagem na imprensa brasileira. Porto Alegre: Ulbra/ AGE, 1999.
FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2019.
KORNIS, Mônica. Castelo Branco, Humberto. Verbete. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/humberto-de-alencar-castelo-branco.
LEISTER FILHO, Adalberto. Entre o sonho e a realidade: pioneirismo, ascensão e decadência da revista realidade (1966-1976). Dissertação. (Mestrado) – USP, São Paulo, 2003.
MARÃO, José Carlos; RIBEIRO, José Hamilton. Realidade re-vista. Santos: Realejo Edições, 2010.
MERCADANTE, Luiz Fernando. Êste é o Humberto. Realidade, São Paulo/Ed. Abril, ano I, n. 03, jun. 1966.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
REALIDADE. São Paulo: Ed. Abril, ano I, n. 04, julho 1966.
REALIDADE. São Paulo: Ed. Abril, ano I, n. 06, setembro 1966.
REALIDADE. São Paulo: Ed. Abril, ano II, n. 11, fevereiro 1967.
SEVERIANO, Mylton. Realidade – história da revista que virou lenda. Florianópolis: Insular, 2013.
THOMPSON, John. Ideologia. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 43-99.
VILAS BOAS, Sergio. Perfis: e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Oficina do Historiador

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.