EDUCAÇÃO POLÍTICA: O ENSINO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO EM SALA DE AULA

Autores

  • Andressa de Rodrigues Flores Centro Universitário Franciscano
  • Pâmela Pozzer Centeno Nunes Centro Universitário Franciscano

Palavras-chave:

Educação política. PIBID. Sistema eleitoral.

Resumo

O presente artigo trata sobre um projeto desenvolvido pelos bolsistas PIBID, subprojeto História, a respeito da evolução do processo eleitoral brasileiro. Diferentemente da ideia de que falar de política é um assunto delicado e perigoso, pois corre-se o risco dos alunos entenderem o trabalho como uma forma de doutrinação ou propaganda partidária, o que se buscou com essa atividade foi esclarecer algumas questões sobre a questão do voto e das eleições, e, consequentemente, da democracia no país. Ocorreu a apresentação para os estudantes da evolução da política nacional, desde a vinda da Família Real Portuguesa até o momento presente, passando pela Política dos Coronéis, criação da Justiça Eleitoral, voto feminino, Diretas Já e, outros importantes fatos relacionados ao tema. Para que o assunto e os debates não acabem na sala-de-aula, buscou-se a participação da família, com a distribuição de um questionário contendo onze perguntas. Este questionário serviu de base para que o aluno fizesse uma entrevista com algum conhecido que tenha participado, ao menos uma vez, do processo eleitoral e, forme sua opinião e reflexões sobre a política nacional. O grupo percebe que pouco se reflete sobre política, e isso faz falta, pois deve-se entender que ela está presente na nossa vida e deve ser debatida. Conscientizar sobre a importância da conquista do direito do voto, para que eles entendam seus deveres e direitos de cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-18

Como Citar

Flores, A. de R., & Nunes, P. P. C. (2014). EDUCAÇÃO POLÍTICA: O ENSINO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO EM SALA DE AULA. Oficina Do Historiador, 2006–2018. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/19054