POR UM SONHO DE LIBERDADE: O SURGIMENTO DAS MASSAS, AS REFORMAS URBANAS E A CRISE NO PENSAMENTO CIENTIFICO ENTRE OS SÉCULOS.
Palavras-chave:
História. Ideias. Punir.Resumo
O objetivo é elaborar uma abordagem histórica sobre a formação das ideias punitivas europeias e da sua institucionalização legislativa, que sob forma de instituições totais, amalgamam as recepções penais em termos nacionais, destacando suas identidades, através da própria formação dos saberes; jornalistas, advogados, médicos, psiquiatras e sanitaristas, mas que fundamentalmente marcam sua reprodução na contemporaneidade como profissões próprias do Século XVIII e formatadas para o aproveitamento do indivíduo, acessando com isso suas formas de resistências, contidas desde as parcialidades disciplinares, até as culturas designadas como penas religiosas, surgidas antes das penas criminais.Downloads
Downloads
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Ramos, H. A. (2014). POR UM SONHO DE LIBERDADE: O SURGIMENTO DAS MASSAS, AS REFORMAS URBANAS E A CRISE NO PENSAMENTO CIENTIFICO ENTRE OS SÉCULOS. Oficina Do Historiador, 371–382. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/18988
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.