Reinventar os modelos de estudo da oratória barroca de Vieira na(s) escola(s) de hoje: o caso dos sermões de quarta-feira de cinza
Palavras-chave:
Barroco, Oratória, Didáctica, Escola, CulturaResumo
O estudo da obra de Vieira na(s) Escola(s) de hoje em Portugal continua a centrar-se – a nosso ver, em demasia e de modo algo monótono – em duas peças oratórias que reenviam o público juvenil para temas e aspectos tão inequivocamente pertinentes e fulcrais quanto, todavia, excessivamente cristalizados. E entre as dezenas de sermões que na sua longa e preenchida vida o jesuíta produziu é possível, como se sabe, rastrear uma muito mais vasta variedade de espécimes, com potencialidades didácticas fantásticas, como é, por exemplo, o caso daqueles três sermões que se destinaram a serem especificamente proferidos em quarta-feira de Cinza, e, assim, a assinalarem o início da Quaresma. Tanto como objecto de uma abordagem mais imediatamente centrada na caracterização externa – individual e comparativa –, como assumindo-se enquanto terreno para a exercitação de uma exegese que pretenda desvendar linhas de sentido mais profundas, estes três sermões bem poderiam constituir-se, em contexto de sala de aula, hoje, como um pequeno “corpus” alternativo para análise mas igualmente representativo do emblemático labor tão fecundamente barroco de Vieira. Assume, pois, esta reflexão o objectivo essencial de, com um caso concreto, contribuir para o debate em torno das potenciais formas inovadoras e alternativas de empreender uma (re)aproximação continuada da literatura portuguesa do século XVII ao centro do cânone escolar e, logo, aos públicos mais juvenis e à Cultura.Downloads
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Como Citar
Figueiredo, A. A. C. (2011). Reinventar os modelos de estudo da oratória barroca de Vieira na(s) escola(s) de hoje: o caso dos sermões de quarta-feira de cinza. Navegações, 4(1), 64–68. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/navegacoes/article/view/9441
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Ensaios
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