Xerazade e os Outros, de Fernanda Botelho:Modernismo tardio e a dialéctica entre a forma e o conteúdo inassimilável
Palavras-chave:
Fernanda Botelho, Xerazade e os Outros, Modernismo Tardio, Literatura Portuguesa do Século XX, PeriodizaçãoResumo
A análise das características formalmente inovadoras do romance Xerazade e os Outros, de Fernanda Botelho – uma das obras que, publicadas nas décadas de 50 e 60 do século XX, ajudaram a afastar definitivamente o romance português da sua herança oitocentista – revela a utilização de técnicas narrativas que permitem a sua inclusão no vasto cânone modernista. Considerando as propostas que, a nível internacional, sugerem a delimitação de um período específico referente à literatura produzidas entre as décadas de 1950 e 1970, o presente texto propõe que se encare a obra de Fernanda Botelho como representante do modernismo tardio, nomeadamente dado o desdobramento narrativo instituído no cerne da obra, manifestação de uma dialéctica entre a forma e o conteúdo inassimilável que autores como Fredric Jameson consideram a principal marca do período.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Oliveira, M. G. (2011). Xerazade e os Outros, de Fernanda Botelho:Modernismo tardio e a dialéctica entre a forma e o conteúdo inassimilável. Navegações, 4(1), 58–63. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/navegacoes/article/view/9439
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.