A transição histórica em O pintor de retratos de Luiz Antonio de Assis Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.2.36707

Palavras-chave:

O pintor de retratos, Luiz Antonio de Assis Brasil, Novo romance histórico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as marcas de historicidade no romance O pintor de retratos, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, e seus significados. Examina-se a forma como esses marcadores se articulam para revelar as características do novo romance histórico, representando diversas expressões de transição histórica na passagem do Velho para o Novo Mundo e do século XIX para o século XX, especificamente quanto às mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial. Sobreposta a esse contexto, acompanha-se a transição pessoal do protagonista, Sandro Lanari, em sua movimentação cronológica, geográfica e psicológica rumo à maturidade. Por fim, aprecia-se como o comentário histórico espelha também, de forma metaficcional, a transição do romance enquanto gênero e da obra literária de seu autor.

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Biografia do Autor

Renata Fonseca Wolff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestranda em Letras – Escrita Criativa na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista (Capes, Ministério da Educação). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Wolff, R. F. (2020). A transição histórica em O pintor de retratos de Luiz Antonio de Assis Brasil. Navegações, 13(2), e36707. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.2.36707

Edição

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Artigos