A transição histórica em O pintor de retratos de Luiz Antonio de Assis Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.2.36707Palavras-chave:
O pintor de retratos, Luiz Antonio de Assis Brasil, Novo romance históricoResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar as marcas de historicidade no romance O pintor de retratos, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, e seus significados. Examina-se a forma como esses marcadores se articulam para revelar as características do novo romance histórico, representando diversas expressões de transição histórica na passagem do Velho para o Novo Mundo e do século XIX para o século XX, especificamente quanto às mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial. Sobreposta a esse contexto, acompanha-se a transição pessoal do protagonista, Sandro Lanari, em sua movimentação cronológica, geográfica e psicológica rumo à maturidade. Por fim, aprecia-se como o comentário histórico espelha também, de forma metaficcional, a transição do romance enquanto gênero e da obra literária de seu autor.
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