Chapeuzinho Vermelho: caminhos percorridos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.23442

Palavras-chave:

Conto de Fadas, Chapeuzinho Vermelho, Perrault, Irmãos Grimm, Chico Buarque

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de analisar a estrutura do conto de fadas com base no caminho percorrido por Chapeuzinho Vermelho em três versões: a de Perrault, a dos irmãos Grimm e a de Chico Buarque, tendo como focos principais as ações de Chapeuzinho e a presença do lobo. As versões serão retomadas numa perspectiva intertextual, levando em consideração a “ordem” e a “partida” associada a uma “busca”, elementos dos contos maravilhosos, classificados por Propp (2006) como invariantes. Além disso, servirão como ponto de partida para a discussão o contexto histórico-social no qual os autores estavam inseridos quando publicaram sua versão e possíveis motivos que os levaram a decidir por inclusão ou exclusão de personagens, elementos, ações e desfechos.

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Little Red Riding Hood: paths taken

Abstract: This paper aims to analyze the structure of the fairy tale based on the path taken by Little Red Riding Hood in three versions: the Perrault, the Grimm brothers and Chico Buarque, the main focus of the actions and Hood the presence of the wolf. The versions will be taken over in a intertextual perspective, taking into account the “order” and “start” associated with “search”, elements of the wonderful tales, ranked by Propp (2006) as invariant. In addition, they serve as a starting point for discussion the historical and social context in which the authors were entered when published its version and possible reasons that led them to decide for inclusion or exclusion of characters, elements, actions and outcomes.

Keywords: Fairy Tale; Little Red Riding Hood; Perrault; Brothers Grimm; Chico Buarque

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Biografia do Autor

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (2014), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Estudo de Linguagens, linha de pesquisa Leitura, Literatura e Identidade (2008), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (1998 - UNEB) , Avaliação (2002 - UNEB) e Mídias na Educação (2013) , pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Graduada em Letras com Inglês (1995 - UNEB). Pertence ao quadro docente da Universidade do Estado da Bahia, desde 2011, e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, desde 1994. Atua em programas de capacitação e formação profissional em serviço , como Rede UNEB 2000 , PROESP e Plataforma Freire . Formadora do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA e Projeto Leituração Ano III. Possui experiência em ensino e extensão em Linguística Textual , Linguística Aplicada ao Português, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Leitura, Contação de Histórias , Produção Textual, Avaliação, Metodologia e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. Além disso, é Membro Efetivo da Academia Jacobinense de Letras, escritora, organizadora e revisora de textos.

Referências

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Publicado

2017-09-05

Como Citar

Sousa, D. D. de C. (2017). Chapeuzinho Vermelho: caminhos percorridos. Navegações, 10(1), 59–64. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.23442

Edição

Seção

Ensaios