Chapeuzinho Vermelho: caminhos percorridos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.23442Palavras-chave:
Conto de Fadas, Chapeuzinho Vermelho, Perrault, Irmãos Grimm, Chico BuarqueResumo
Este ensaio tem o objetivo de analisar a estrutura do conto de fadas com base no caminho percorrido por Chapeuzinho Vermelho em três versões: a de Perrault, a dos irmãos Grimm e a de Chico Buarque, tendo como focos principais as ações de Chapeuzinho e a presença do lobo. As versões serão retomadas numa perspectiva intertextual, levando em consideração a “ordem” e a “partida” associada a uma “busca”, elementos dos contos maravilhosos, classificados por Propp (2006) como invariantes. Além disso, servirão como ponto de partida para a discussão o contexto histórico-social no qual os autores estavam inseridos quando publicaram sua versão e possíveis motivos que os levaram a decidir por inclusão ou exclusão de personagens, elementos, ações e desfechos.
********************************************************************
Little Red Riding Hood: paths taken
Abstract: This paper aims to analyze the structure of the fairy tale based on the path taken by Little Red Riding Hood in three versions: the Perrault, the Grimm brothers and Chico Buarque, the main focus of the actions and Hood the presence of the wolf. The versions will be taken over in a intertextual perspective, taking into account the “order” and “start” associated with “search”, elements of the wonderful tales, ranked by Propp (2006) as invariant. In addition, they serve as a starting point for discussion the historical and social context in which the authors were entered when published its version and possible reasons that led them to decide for inclusion or exclusion of characters, elements, actions and outcomes.
Keywords: Fairy Tale; Little Red Riding Hood; Perrault; Brothers Grimm; Chico Buarque
Downloads
Referências
AMORIM, Galeno (Org. ). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos e arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. Chapeuzinho Vermelho. Trad. Tatiana Belinky. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
JUNG, Carl Gustave. Símbolos da transformação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
LAPLANTINE, François. TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997.
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Trad. Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
PROPP, Wladimir. Morfologia do conto maravilhoso. 2. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.