Construindo uma explicação da censura em “Mas apenas e antigamente guirlandas sobre o poço”, de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.1.19218Palavras-chave:
Literatura, Ditadura Civil-militar, Censura, PolíticaResumo
Considerando a censura como elemento integrante da superestrutura jurídica e política da Ditadura Civil-militar brasileira, propomos uma análise do conto “Mas apenas e antigamente guirlandas sobre o poço”, de Caio Fernando Abreu, o qual foi censurado em 1975. O objetivo consiste em construir, com o recurso de conceitos do Círculo de Bakhtin, como os de reflexo e de refração do fazer artístico e de meio ideológico, juntamente à legislação sobre censura da época, uma explicação dos motivos que podem ter levado ao corte da narrativa e, assim, uma compreensão do pensamento político do autor como um contraponto simbólico ao autoritarismo militar. Desse modo, nosso estudo situa-se no âmbito dos estudos literários de crítica social e de literatura comparada.
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Constructing an explanation of censorship in “But only once and garlands over the pit”, by Caio Fernando Abreu
Abstract: Considering censorship as part of the Civil-Military Dictatorship Brazilian political element of the legal superstructure and propose an analysis of the short story “But only once and garlands over the pit,” by Caio Fernando Abreu, who was censured in 1975. The goal is to building, with the feature of the Bakhtin Circle concepts, such as reflection and refraction of art making and ideological means, coupled to the legislation on censorship of the time, an explanation of the reasons that may have led to the cutting of the narrative and thus an understanding of the political thought of the author as a symbolic counterpoint to the military authoritarianism. Thus, our study lies in the scope of literary studies of social criticism and comparative literature.
Keywords: Literature; Civil-Military Dictatorship; Censorship; Policy
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