Nos diagramas do texto, sombras da violência no “Verão” de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.2.19198Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Amilcar Bettega Barbosa, Os lados do círculo, Conto, ViolênciaResumo
Este artigo visa apresentar uma leitura da violência nos contos “Verão” e “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa” do livro Os lados do círculo. Nessa leitura, o objetivo é observar as experiências com os espaços e seus processos de expansão em Porto Alegre, pensando-se nas décadas de 50, 60 e 70, em comparação com as experiências no século XXI. Com sua economia e ação concentrada, o conto torna-se um gênero adequado para essas e outras leituras, conforme alguns comentários do autor das narrativas em estudo. Ambos os
contos analisam a violência urbana: o homicídio de pessoas moradoras de rua por um serial killer em “A aventura...” e do empresário Wagner Henrique, resultado de embates entre ele e a população da favela da Vila Cruzeiro no conto “Verão”.
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In the diagrams of the text, shades of the violence at “Verão” in Porto Alegre
Abstract: This article aims to present a reading of violence in Amilcar Bettega Barbosa’s short stories “Verão” and “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa” from his book Os lados do círculo. In this reading, the objective is to observe the experiences with the spaces and their processes of expansion in Porto Alegre in the 1950s, 1960s, and 1970s in comparison with the experiences in the 21st century. With its economy and concentrated action, the short story becomes a suitable genre for these and others readings, according to some comments by the author himself. Both short stories analyze urban violence: the homicide of homeless people by a serial killer in “A Aventura” and that of the businessman Wagner Henrique, resulting from clashes between him and the population of the shantytown Vila Cruzeiro in the short story “Verão”.
Keywords: Contemporary literature; Amilcar Bettega Barbosa; Os lados do círculo; Short story;
Violence
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