Surrealismo e infância em Bandeira Preta, de Branquinho da Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.1.19112Palavras-chave:
Branquinho da Fonseca, Contos, Surrealismo, InfânciaResumo
Este estudo apresenta uma leitura descritiva e analítica dos contos “Bandeira Preta”, “Jurro” e “Um peixe Gordo”, reunidos na obra Bandeira Preta, de Branquinho da Fonseca. O objetivo é investigar a permanência da presença de uma preocupação inicial do programa surrealista nos contos do autor, que se evidencia no enfoque temático da transição da infância para a idade adulta. A linguagem poética adotada por Branquinho da Fonseca compõe um enredo desenvolvido através dos olhos infantis das personagens, criando um singular universo ficcional. As crianças, em estado de poesia, arquitetam as ações em uma atmosfera surrealista, e desta forma a infância surge como uma fase naturalmente transgressora, que culmina em um confronto com as práticas autoritárias do mundo adulto.
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Surrealism and childhood in Bandeira Preta, by Branquinho da Fonseca
Abstract: This study presents a descriptive and analytical reading of short stories titled “Bandeira Preta”, “Jurro” and “Um peixe gordo”, in Bandeira Preta work of Branquinho da Fonseca. The objective is to identify the presence of an initial concern of the surrealist program in tales of the author. The stories are about the transition from childhood to adulthood. The poetic language composes a storyline developed through childlike eyes of the characters, creating a singular fictional universe. Children in the state of poetry invent actions in a surreal atmosphere, and thus childhood arises naturally as a transgressive phase, culminating in a confrontation with the authoritarian practices of the adult world.
Keywords: Branquinho da Fonseca; Short Stories; Surrealism; Childhood
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