Reflexões acerca de uma Teoria da Justiça a partir do pensamento de Axel Honneth: o problema da democracia entre republicanismo e procedimentalismo
Palavras-chave:
reconhecimento, teoria da justiça, democracia, procedimentalismo, republicanismoResumo
A presente investigação pretende analisar o percurso realizado por Axel Honneth, nas reflexões em torno da Teoria da Justiça e, mais particularmente, do problema da democracia, até a chegada ao seu título mais recente, que cristaliza sua posição acerca dessas categorias. O objetivo, nesse sentido, é verificar em que medida o autor se posicionou no debate contemporâneo em torno da Filosofia Política e de que forma as escolhas e posturas que adotou sinalizaram para momentos de ruptura e momentos de reconstrução dos conceitos que discute. A metodologia se baseará na análise de textos e fragmentos do autor e de seus principais interlocutores nessa seara. Espera-se como resultado reconstruir os passos percorridos pelo referencial teórico principal do texto até o momento em que avança para a construção de uma nova Teoria da Justiça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.