A NATUREZA DA ALMA INTELECTIVA EM TOMÁS DE AQUINO
Resumo
RESUMO: O propósito deste artigo é procurar caracterizar a alma humana como uma potência intelectual unida ao corpo como forma, por meio de suas faculdades, na psicologia e epistemologia de Tomás de Aquino. A busca pelo conhecimento, seja ele filosófico ou teológico, originário dos sentidos, dos entes, é assimilado, comparado e unificado pelas potências intelectivas (a passiva, o intelecto agente, a memória, a inteligência, o intelecto especulativo e prático, a consciência). Em Tomás, seguindo a tradição peripatética, há a primazia do entendimento sobre a vontade. Sendo assim, desenvolveremos este trabalho em três momentos. Inicialmente, sobre a substância intelectual como forma do corpo; depois, sobre a natureza da alma intelectiva e, em terceiro lugar, sobre a incorruptibilidade da alma intelectual. PALAVRAS-CHAVE: Alma intelectiva. Forma. Corpo. Incorruptibilidade.Downloads
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Publicado
2008-11-21
Como Citar
Pichler (PUCRS/UPF), N. A. (2008). A NATUREZA DA ALMA INTELECTIVA EM TOMÁS DE AQUINO. Intuitio, 1(2), 257–273. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/intuitio/article/view/4002
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