La importancia de la filosofía latinoamericana en proyectos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34371Palavras-chave:
Filosofía. Latinoamérica. Educación.Resumo
El objetivo de ese artículo es proponer, a través de pesquisa teórica bibliográfica, una reflexión sobre la relevancia de la filosofía latinoamericana dentro de proyectos interdisciplinares de modo que promueva una formación cultural e histórica que abarque la diversidad de América Latina sobre todo con un mirar crítico frente a nuestra literatura, procesos culturales e históricos. En una pesquisa con foco en la enseñanza de filosofía en el espacio escolar a partir del análisis de los Parámetros Curriculares Nacionales de Brasil y los materiales didácticos cedidos por el gobierno federal. Posteriormente, se realizará un breve histórico acerca de los conceptos de educación e interdisciplinariedad y por fin se abordará sobre las clases de filosofía en la educación básica. La propuesta es presentar una forma de inserir la filosofía latinoamericana en las escuelas de modo a complementar los currículos de acuerdo con la interdisciplinariedad exigida por los Parámetros Curriculares Nacionales. Y una vez elucidada la importancia de la filosofía latinoamericana se abrirán las puertas para que se pueda tener una formación escolar cultural más amplia y no más eurocéntrica.
*** A Importância da Filosofia Latino-Americana em projetos interdisciplinares***
O objetivo deste artigo é propor, através de pesquisa teórica bibliográfica, uma reflexão sobre a relevância da filosofia latino-americana dentro de projetos interdisciplinares de modo que promova uma formação cultural e histórica que abarque a diversidade da América Latina, sobretudo, com um olhar crítico frente a nossa literatura, processos culturais e históricos. Essa pesquisa tem foco no ensino de filosofia e no espaço escolar a partir da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil e os materiais didáticos cedidos pelo governo federal. Posteriormente, se realizará um breve histórico acerca dos conceitos de educação e interdisciplinaridade, e, por fim, se abordará sobre as aulas de filosofia na educação básica. A proposta é apresentar uma forma de inserir a filosofia latino-americana nas escolas de modo a complementar os currículos de acordo com a interdisciplinaridade exigida pelos Parâmetros Curriculares Nacional. E uma vez elucidada a importância da filosofia latino-americana, se abrirão as portas para que se possa ter uma formação escolar cultural mais ampla e não mais eurocêntrica.
Palavras-chave: Filosofia. América-Latina. Educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.684/08. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília-2008 Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11684-2-junho-2008-575857-publicacaooriginal-99168-pl.html. Acesso em: 30/05/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 20 ago 2018.
DUSSEL, E. D. Filosofia da libertação. México: Editorial Edicol, S. A, 1977.
DUTRA, Eduardo; CARDOSO, Rosane. (Org). Estudos Hispânicos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. Buenos Aires: Editora XXI Editores, 1971.
GALEANO, E. Patas arriba: La escuela del mundo al reves. Madrid: Siglo XXI de España editores, 1998.
IANNI, O. O labirinto latino americano. São Paulo: Vozes, 1993.
LARROSSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2002.
MANCILLA, R. O. “Una aproximación a la práctica pedagógica de la filosofía latinoamericana”. In: FLORES, A. V.; FRANK, W. (Org). Problemas do pensamento filosófico na América Latina. Goiânia: Editora Phillos, 2018.
MUNDURUKU, D. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira. 2 Ed. São Paulo: Global, 2009.
WASSERMAN, C. (Coord.). História da América Latina: Cinco Séculos. 3 Ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
ZEA, L. América Latina en sus ideas. México: Siglo XXI editores, 1986.
ZEA, L. La latinidad y su sentido en América Latina. Universidad Nacional Autónoma de México. México: Coordinación de Bibliotecas, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.