Os sistemas da filosofia moderna
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.1.29865Palavras-chave:
Filosofia moderna, Sistemas e métodos, Epistemologia.Resumo
A tradução que se segue diz respeito à primeira parte do texto de Antonio Rosmini-Serbati (1797-1855), intitulado Breve schizzo dei sistemi di Filosofia Moderna e del proprio sistema (publicado postumamente em 1913 e 1942), em que o autor apresenta sete filósofos que representam, segundo sua concepção, os sistemas filosóficos relevantes do período moderno, em especial do século XVIII. Contudo, ainda que o elenco de filósofos e seus sistemas apresentem uma aparente ordem cronológica, nota-se antes uma linha expositiva apoiada sob um desenvolvimento conceitual e sistemático, onde cada filósofo aqui exposto apresenta um progresso, do ponto de vista do autor, com relação a seus predecessores. Desse modo, o texto tem início por uma breve caracterização do pensamento de Locke, desenvolvendo-se em sistemas filosóficos como de Condillac, Berkeley, Hume, Reid, Kant, e, por fim, com a proposta filosófica de Fichte.
Downloads
Referências
CORMACK, G.; HICKEY, D. Rosmini and Rosminianism. In: THE CATHOLIC Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company, 1912. v. 13.
HUGH, C. (ed.). Encyclopedia Britannica. Cambridge: Cambridge University Press, 1911. v. 23. p. 738–739.
MASSIMO, C. Dizionario Biografico degli Italiani. Roma: Treccani, 1999.
ROSMINI-SERBATI, A. Breve schizzo dei sistemi di filosofia moderna e del proprio sistema. Introduzione e commento di Silvio Ferrighi. Milano: Carlo Signorelli Editore, 1942.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.