Nelson Goodman: sobre a natureza da experiência estética

Autores

  • Juliano Santos do Carmo UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2015.1.22040

Palavras-chave:

Nelson Goodman, Estética, Naturalismo

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o caráter cognitivo da experiência estética a partir da perspectiva de Nelson Goodman exposta em Linguagens da Arte (1976). Tradicionalmente a arte tem sido considerada como necessariamente subjetiva e radicalmente contraposta aos modelos científicos de descrição e explicação da realidade. Goodman apresenta uma nova e instigante maneira de conceber a experiência estética em que as artes, assim como a ciência, descrevem modelos de realidade. Vou procurar mostrar que o modelo de Goodman é suficientemente capaz de figurar como uma alternativa razoável às tendências fortemente reducionistas de naturalização da experiência estética na filosofia contemporânea, ao mesmo tempo em que procurarei ressaltar o potencial de sua posição em reestabelecer a conexão entre arte e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGAN, G. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BAKER, G. P. and HACKER, P. M. S. Essays on the Philosophical Investigations. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.

CABANNE, P. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CELA-CONDE, C. Activation of the prefontral cortex in the human visual aesthetic perception. New York: PNAS, 2004.

COUCHOT, E. La Nature de l'art : Ce que les sciences cognitives nous révèlent sur le plaisir esthétique. Paris: Hermann, 2012.

DANTO, A. Après la fin de l’art. Paris: Seuil, 1996.

_________. La tranfiguration du banal. Paris: Seuil, 1989.

_________. The abuse of beauty: aesthetics and the concept of art. Chicago: Carus, 2006.

DUCHAMP, M. Duchamp du Signe, reed. Paris: Flammarion, 1991.

GASSER, G. How Successful is Naturalism? Heusenstamm: Ontos Verlag, 2007.

GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

GOMBRICH, E. Art and Illusion. New York: Phanteon Books, 1960.

GOMBRICH, E.H. The sense of order: a study in the psychology of decorative art. London: Phaidon, 1984

GOODMAN, N. Linguagens da Arte. Lisboa: Gradiva, 2006.

GREEMBERG, C. Arte e Cultura. São Paulo: Ática, 2002.

HACKER, P.M.S. Insight and Illusion: Themes in the Philosophy of Wittgenstein. Oxford: Clarendon Press, 1986.

KENNY, A. Wittgenstein. Oxford: Blackwell Publishing, 2006. http://dx.doi.org/10.1002/9780470776643

KOSUTH, J. A Arte Depois da Filosofia. In. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

JUDD, D. Objetos Específicos. In. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

LEWIS, D. Convention: a Philosophical Study. Oxford: Blackwell, 2002. http://dx.doi.org/10.1002/9780470693711

_________. Scorekeeping in a Language Game. Journal of Philosophical Logic, 1979.

LEWITT, S. Parágrafos Sobre Arte Conceitual. In. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

MCGINN, C. Wittgenstein on Meaning: An Interpretation and Evaluation. Aristotelian Society Series, Oxford: Blackwell, 1984.

MEDINA, J. Wittgenstein’s Social Naturalism. In: The Third Wittgenstein. Burlington: Ashgate, 2004.

MILLIKAN, R. Language a Biological Model. Oxford: Oxford University Press, 2005. http://dx.doi.org/10.1093/0199284768.001.0001

____________. White Queen Psychology and Other Essays for Alice. Cambridge: MIT Press, 1995.

ONIANS, John. Neuroarthistory: from Aristotele and Pliny to Baxandall and Zeki. London: Yale, 2007.

PUTNAM, H. The Colapse of the Fact/Value Dichotomy and Others Essays. New York: Harvard University Press, 2004.

QUINE, W.V. The Two Dogmas of Empiricism. New York: The Philosophical Review 60, 1951 (20-43). http://dx.doi.org/10.2307/2181906

SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão Social, 1992.

SEARLE, J. Consciência e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010

STRAWSON, P. Ceticismo e Naturalismo: Algumas Variedades. São Leopoldo: Unisinos, 2008

STROUD, B. Philosophers: Past and Present. New York: Oxford University Press, 2011. http://dx.doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199608591.001.0001

WITTGENSTEIN, L. On Certainty. Oxford: Basil Blackwell, 1972.

_____________. Philosophical Investigations. Oxford: Basil Blackwell, 2009.

WRIGHT, C. Rule-Following, Meaning and Constructivism. Cambridge: Harvard University Press, 2001.

ZEKI, S. A vision of the brain. London: Blackwell, 1993.

ZEKI, S. Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain. Oxford: Oxford University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

do Carmo, J. S. (2015). Nelson Goodman: sobre a natureza da experiência estética. Intuitio, 8(1), 04–14. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2015.1.22040

Edição

Seção

Autor Convidado