Em busca do Deus Absconditus: O papel da razão e do coração no argumento da aposta de Blaise Pascal
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2015.2.18724Palavras-chave:
Razão – Coração – Aposta – Deus absconditusResumo
RESUMO O contexto no qual freqüentemente se estudava Pascal era o da reivindicação da fé e do coração perante uma razão cartesiana que desqualificava o valor cognoscitivo de todo saber que não estivesse fundado unicamente sobre o soberano altar da razão suficiente. A partir desta perspectiva, a obra de Pascal, especialmente os Pensamentos, não seria senão fruto de um mais ou menos marcado fideísmo. Neste contexto de interpretação, o argumento da aposta era compreendido como um claro sinal da convicção pascaliana da impossibilidade da razão humana para conhecer a Deus. Todavia, a hipótese que sustentamos neste artigo é a de que a aposta pascaliana deve ser entendida a partir de uma perspectiva na qual fé e razão não só não se contrapõe, como o Deus ao qual tendem uma e outra é o mesmo. Isso só é possível quando se entende que a razão que Pascal sublinha os limites é a razão que opera nas matemáticas e nas ciências experimentais. O argumento pascaliano da aposta se encontra, ao contrário, no âmbito do coração, pois é ele que permite ao apostador perceber que apostar na existência de Deus e decidir-se a seguir seus mandamentos é, tudo isso, algo raisonnable, não contrário aos princípios fundamentais intuídos pela luz natural da inteligência.Downloads
Referências
CARRAUD, V. Pascal et la philosophie. Paris: PUF, 2ª ed., 2007.
GOLDMANN, L. Le Dieu caché. Paris: Gallimard, 1959.
GOUHIER, H. Blaise Pascal: Commentaires. Paris: Vrin, 12ª edição, 2005.
GOUHIER, H. Blaise Pascal: conversão e apologética. Trad. Éricka Marie Itokazu e Homero Santiago. São Paulo: Paulus/Discurso, 2006.
KUNG, H. Existe Dios? Respuesta al problema de Dios en nuestro tiempo. Madri: Ediciones Cristiandad, 1979.
LEBRUN, G. Blaise Pascal: Voltas, Desvios e Reviravoltas. São Paulo: Brasiliense, 1993.
LEOCATA, F. Pascal y la crisis de la razón. Buenos Aires: Revista Sapientia (UCA), n. 55, 2000.
LE GUERN, M. Les Pensées de Pascal. De l’antropologie a la théologie. Paris: Larrousse, 1972.
MESNARD, J. Les Pensées de Pascal. Paris: Ed. Sedes, 1993.
MICHON, H. L’ordre du coeur: philosophie, théologie et mystique dans les Pensées de Pascal. Paris: Editions Champion, 1996.
PASCAL, B. Oeuvres complètes. Edição estabelecida, apresentada e anotada por Michel Le Guern. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Plêiade, 1998.
PASCAL, B. Pensamentos. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PONDÉ, L. F. Conhecimento na Desgraça: ensaio sobre epistemologia pascaliana. São Paulo: Edusp, 2004.
PONDÉ, L. F. O Homem insuficiente. São Paulo: Edusp, 2001.
PONDÉ, L. F. Do Pensamento no Deserto: Ensaios de Filosofia, Teologia e Literatura. São Paulo: EDUSP, 2009.
SELLIER, Ph. Pascal et Saint Augustin. Paris: Armand Colin, 1970.
THIROUIN, L. Le hasard et les règles: le modele du jeu dans la pensée de Pascal. Paris: Vrin, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.