A questão da ideia teológica no Apêndice à Dialética Transcendental da Crítica da Razão Pura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17400Palavras-chave:
ideia teológica, conhecimento, ideias da razãoResumo
Pretende-se no presente artigo investigar o papel empenhado nas ideias da razão no “Apêndice à dialética transcendental” da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant, em especial a ideia teológica; tarefa que tem por fio condutor tanto o problema da teleologia, delineado por Kant ao longo do Apêndice, quanto o papel exercido por essa ideia, em especial considerando seu vínculo com a possibilidade do conhecimento. Ao discorrer sobre as ideias da razão no Apêndice, Kant destaca duas em especial: a ideia de uma unidade sistemática da natureza – para que a natureza seja inteligível é preciso que ela seja concebida como uma unidade sistemática, como se seguisse um determinado fim, o que atrela tais ideias à própria possibilidade do conhecimento teórico e, portanto, o estabelecimento das ciências físicas – e a ideia teológica – é preciso pensar um Deus arquiteto sem, contudo, incorrer nas ilusões da teologia física. Estas ideias servem como reguladoras do uso empírico do entendimento e mostram-se preciosas à prática científica, são condição de possibilidade para o estabelecimento do conhecimento. Além disso, emerge desse problema a discussão acerca da objetividade dessas ideias, tema que também trataremos. Tendo isso em vista, faz-se preciso uma exegese apurada do Apêndice, afim de mostrar exatamente que função exerce a ideia teológica dentro da problemática do Apêndice, qual sua relação com o estabelecimento da ciência e em que medida, já no fim da Crítica da Razão Pura, Kant, ao recolocar em pauta (como condição para construção da ciência) uma concepção de divino (ainda que apenas em ideia) não está reautorizando o teísmo e a metafísica dogmática que fora criticada no interior da própria Crítica.
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