A ontologia social "fraca" em Habermas: o déficit normativo do mundo da vida (Lebenswelt)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.1.17250Palavras-chave:
Ontologia social. Mundo da vida. Teoria da sociedade.Resumo
Habermas não faz uma teoria ontológica em seus escritos, mas, por outro lado, não abandona por completo o substrato ôntico ao tematizar em sua teoria da sociedade o mundo da vida. Mesmo não fazendo uma ontologia em seu caráter mais restrito, Habermas trata a respeito do ser do mundo na sociedade – o que nos permite pensar uma abordagem ontológica social – a partir de uma triádica articulação conceitual, a saber: personalidade, sociedade e cultura. Tal concepção está vinculada à teoria da sociedade do próprio Habermas.
Pretendo demonstrar que o conceito de mundo da vida (Lebenswelt) que Habermas utiliza para categorizar sua teoria da sociedade compreendida por mundo da vida e sistema possui um forte caráter não-normativo, mas, sim apenas fenomênico. Na verdade, o que se coloca como fundamento do conceito de mundo da vida habermasiano é uma ontologia fraca entendida aqui enquanto um saber que não remete a uma normatividade, cuja tarefa é endereçada à Teoria Crítica na qual o próprio Habermas é herdeiro e, por isso mesmo, essa noção enfraquecida do mundo da vida não faz jus à Teoria Crítica que tem em seu arcabouço conceitual uma forte noção normativa da sociedade conhecida pela égide de ontologia socialDownloads
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