Metafísica, ontologia e ciência procurada
Resumo
O ensaio procura explorar alguns tópicos que resultam da crítica de Heidegger à metafísica ontoteológica, seguindo sua proposta de desconstrução. Ele procura mostrar, ao mesmo tempo, como motivo central, a percepção de Aristóteles do caráter antitético da questão do ser. Esta pergunta surge devido ao fato de ela ser a questão primeira da metafísica e, ao mesmo tempo, apresenta uma resistência a uma formulação que esgote seu conteúdo. Desse modo, Aristóteles, mesmo apresentando a ontologia como necessária, não pode deixar de constatar uma particular impossibilidade. Isso torna a metafísica a ciência procurada e tal situação faz Heidegger descobrir na metafísica o embaraço da filosofia enquanto tal.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.