A Psicanálise e o Conceito de Esclarecimento em Adorno e Horkheimer
Palavras-chave:
Civilização, Esclarecimento, RepressãoResumo
Nesse ensaio promove-se um diálogo entre duas narrativas da trajetória da civilização ocidental. De um lado a tese freudiana elaborada em Totem e Tabu sobre a passagem da horda patriarcal para uma ordem social organizada; de outro a tese de uma lógica subjacente ao mito e o esclarecimento presente em Dialética do Esclarecimento de Adorno e Horkheimer. Sem grande prejuízo de suas peculiaridades tentei mostrar, com base numa aproximação entre as noções de repressão e esquecimento da natureza, como a psicanálise permanece uma referência na leitura dos frankfurtianos. Devo ainda acrescentar minha convicção de que as ideias apresentadas a seguir guardam maior valor pelas questões que colocam do que pelas conclusões que permitem estabelecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.