O anti-reducionismo na epistemologia do testemunho implica relativismo de interesse sobre atribuições de conhecimento?

Palavras-chave: Contextualismo, Invarisantismo, Reducionismo, Relativismo, Anti-reducionismo, Testemunho

Resumo

O anti-reducionismo na epistemologia do testemunho é a tese de que o conhecimento testemunhal não é redutível ao conhecimento de algum outro tipo familiar, como o conhecimento indutivo. O relativismo de interesse sobre atribuições de conhecimento é a tese de que os padrões para atribuições de conhecimento são relativos a contextos práticos. Este artigo argumenta que o anti-reducionismo implica o relativismo de interesse. A noção de “implicação” aqui é bastante forte: o anti-reducionismo, junto com suposições plausíveis, acarreta logicamente o relativismo de interesse. Uma segunda tese do artigo é que o anti-reducionismo na epistemologia do testemunho cria uma pressão significativa em direção ao contextualismo do atribuidor (uma versão do relativismo de interesse). Mesmo que o anti-reducionismo não acarrete estritamente o contextualismo do atribuidor, as motivações mais poderosas para o anti reducionismo também motivam o contextualismo do atribuidor em vez de posições alternativas.

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Biografia do Autor

John Greco, Georgetown University, Washington, USA.

John Greco holds the Robert L. McDevitt, K.S.G., K.C.H.S. and Catherine H. McDevitt L.C.H.S Chair in Philosophy at Georgetown University. His publications include The Transmission of Knowledge (CUP 2020); Achieving Knowledge: A Virtue-theoretic Account of Epistemic Normativity (CUP 2010) and Putting Skeptics in Their Place: The Nature of Skeptical Arguments and Their Role in Philosophical Inquiry (CUP 2000). He was the editor of American Philosophical Quarterly from 2013 through 2020.

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Publicado
2021-12-27
Como Citar
Greco, J. (2021). O anti-reducionismo na epistemologia do testemunho implica relativismo de interesse sobre atribuições de conhecimento?. Veritas (Porto Alegre), 66(1), e41472. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.41472
Seção
Epistemologia & Filosofia da Linguagem