O anti-reducionismo na epistemologia do testemunho implica relativismo de interesse sobre atribuições de conhecimento?
Resumo
O anti-reducionismo na epistemologia do testemunho é a tese de que o conhecimento testemunhal não é redutível ao conhecimento de algum outro tipo familiar, como o conhecimento indutivo. O relativismo de interesse sobre atribuições de conhecimento é a tese de que os padrões para atribuições de conhecimento são relativos a contextos práticos. Este artigo argumenta que o anti-reducionismo implica o relativismo de interesse. A noção de “implicação” aqui é bastante forte: o anti-reducionismo, junto com suposições plausíveis, acarreta logicamente o relativismo de interesse. Uma segunda tese do artigo é que o anti-reducionismo na epistemologia do testemunho cria uma pressão significativa em direção ao contextualismo do atribuidor (uma versão do relativismo de interesse). Mesmo que o anti-reducionismo não acarrete estritamente o contextualismo do atribuidor, as motivações mais poderosas para o anti reducionismo também motivam o contextualismo do atribuidor em vez de posições alternativas.
Downloads
Referências
COADY, C. A. J. Testimony: A Philosophical Study. Oxford: Oxford University Press, 1992.
COHEN, Stewart. Contextualist Solutions to Epistemological Problems: Scepticism, Gettier, and the Lottery. Australasian Journal of Philosophy, [S. I.], v. 76, p. 289- 306, 1997.
COHEN, Stewart. Knowledge, Context, and Social Standards. Synthese, [S. I. ], n. 73, p. 3-26, 1987:
DEROSE, Keith. The Case for Contextualism, Oxford: Oxford University Press, 2009.
DEROSE, Keith. Solving the Skeptical Problem. The Philosophical Review, [S. I.], n. 104, p. 1-52, 1995.
FANTL, Jeremy and McGrath, Matthew. Knowledge in an Uncertain World. New York: Oxford University Press, 2009.
FAULKNER, Paul. Knowledge on Trust. Oxford: Oxford University Press, 2011.
GRECO, John. The Transmission of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
GRECO, John. Recent Work on Testimonial Knowledge. American Philosophical Quarterly, [S. I.], v. 49, n. 1, p. 15-28, 2012.
GRIMM, Stephen. Knowledge, Practical Interests, and Rising Tides. In: David Henderson and John Greco (ed.). Epistemic Evaluation: Purposeful Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2015.
HAWTHORNE, John. Knowledge and Lotteries. Oxford: Oxford University Press, 2004.
HINCHMAN, Edward. Telling as Inviting to Trust. Philosophy and Phenomenological Research, [S. I.], v. 70, n. 3, p. 562-587, 2005.
LEWIS, David K. Elusive knowledge. Australasian Journal of Philosophy, [S. I.], v. 74, n. 4, p. 549-56, 1996.
MACFARLANE, Jonathan. The Assessment Sensitivity of Knowledge Attributions. In: GENDLER, Tamar; HAWTHORNE, John (ed.). Oxford Studies in Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2005. v. 1, p. 197-233.
MCMYLER, Benjamin. Testimony, Trust, and Authority. New York, NY: Oxford University Press, 2011.
GRAHAM, Peter. Epistemic Normativity and Social Norms. In: HENDERSON, David; GRECO, John (ed.). Epistemic Evaluation: Purposeful Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 247-273.
MORAN, Richard. The Exchange of Words: Speech, Testimony, and Intersubjectivity. New York: Oxford University Press, 2018.
MORAN, Richard. Getting Told and Being Believed. In: LACKEY, Jennifer; SOSA, Ernest (ed.). The Epistemology of Testimony. Oxford: Oxford University Press, 2006.
STANLEY, Jason. Knowledge and Practical Interests. Oxford: Oxford University Press, 2005.
WRIGHT, Stephan. In Defence of Transmission. Episteme, [S. I.], v. 12, n. 113-128, 2015.
Copyright (c) 2021 Veritas (Porto Alegre)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS