A pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch

Palavras-chave: Pré-aparência (Vor-Schein), Antecipação transgressiva, Estética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Parte-se da hipótese interpretativa de que a estética utópico-concreta blochiana é sustentada na relação entre as categorias da pré-aparência (Vor-Schein) e da transgressão (überschreitung). O artigo problematiza as interpretações do conceito de pré-aparência (Vor-Schein) antes de expor as duas questões centrais da estética para Bloch: a aparência e a verdade da obra de arte. Segundo ele, a aparência da obra de arte não é a fonte do teor de utopia concreta presente na obra, mas sim a expectativa bem fundada nela. Assim, na expectativa bem fundada da obra, pode-se problematizar a questão da verdade na/da obra de arte, uma vez que a estética blochiana não abandona o mundo real, mas permanece imanente.

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Biografia do Autor

Ubiratane de Morais Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grajaú, MA, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor Adjunto II de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Grajaú, MA, Brasil.

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Publicado
2021-09-02
Como Citar
Rodrigues, U. de M. (2021). A pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Veritas (Porto Alegre), 66(1), e40941. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.40941