O problema do amor e da distância em Anne Carson

Palavras-chave: Amor, Eros, Anne Carson, Platão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a rearticulação do problema do amor na obra da classicista e poeta Anne Carson. Em seu livro Eros, the bittersweet, Carson realiza uma reconstrução do problema do amor na tradição helênica. A operação, porém, não se restringe a uma mera reconstrução histórica, visto que as elaborações conceituais da autora acabam pondo o problema do amor como um tipo de situação que tem sua força justamente na transcendência das condições particulares. Analisaremos, portanto, como Carson concebe os contornos da dinâmica do amor como uma relação entre amante, amado e a distância entre eles, a partir das obras de Safo de Lesbos. Em seguida, discutiremos no artigo como, a partir dessa concepção da relação amorosa, a autora elabora, por meio de uma leitura do diálogo Fedro de Platão, os desdobramentos do problema do amor na questão da composição dos sujeitos (ou seja, redefinindo “o que é um sujeito” a partir do problema do amor) e nas experiências do tempo e do espaço. No fim, procuramos demonstrar como a obra de Carson nos fornece uma visão renovada do problema do amor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Saldanha, Pesquisador independente, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pesquisador independente, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BADIOU, Alain. Elogio ao amor. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Amores líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CARSON, Anne. Eros, the bittersweet. Champaign: Dalkey Archive, 1998.

D’ANGOUR, Armand. Socrates in love. Londres: Bloomsbury Publishing, 2019.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.

FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. Observações sobre um caso de neurose obsessiva (“O homem dos ratos”), uma recomendação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos (1909-1910). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ILLOUZ, Eva. Why love hurts. Cambridge: Polity Press, 2012.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 8. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

PLATÃO. Fedro. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Editora 34, 2016.

SAFO DE LESBOS. Hino a Afrodite e outros poemas. São Paulo: Hedra, 2011.

Publicado
2021-06-21
Como Citar
Saldanha, R. (2021). O problema do amor e da distância em Anne Carson. Veritas (Porto Alegre), 66(1), e38535. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.38535