Música e linguagem na forma-ensaio Sobre alguns motivos em T. W. Adorno

Palavras-chave: Adorno. Ensaio. Música. Estética. Teoria crítica

Resumo

O artigo procura mostrar como alguns dos principais motivos da filosofia de Adorno, tais como a crítica ao sistema e ao pensamento discursivo, a superação do conceito pelo próprio conceito, o resgate do não-idêntico e a configuração do nome, constituem a “constelação de música e palavra”, característica da já clássica apologia adorniana da forma ensaio, da qual também resultam suas debilidades.

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Biografia do Autor

Ricardo Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Filosofia pela PUCRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado
2020-06-04
Como Citar
Barbosa, R. (2020). Música e linguagem na forma-ensaio Sobre alguns motivos em T. W. Adorno. Veritas (Porto Alegre), 65(2), e36974. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2020.2.36974
Seção
Artigos