ESCOLA COMPLEMENTAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35668Abstract
Análise dos processos de formação do professor. Situa inicialmente as alternativas de constituição dos agentes do sistema político administrativo da educação do final do período imperial para focalizar as estratégias formativas adotadas pela Escola Complementar, analisando para tanto entrevistas, documentos iconográficos e escritos. A delimitação espacial do estudo é a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Brasil.
Downloads
References
BOEIRA, Nelson. O Rio Grande do Augusto Comte. IN: GONZAGA, Sérgius (org.) RS: Cultura & Ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980. p. 34 - 59.
CUNHA, Célia da. Educação e Autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, 1981. 176 p.
DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. A dinâmica estrutural do campo religioso: alguns dados empíricos. Veritas, Porto Alegre, v.41, n.162, p. 249 - 260, jun. 1996. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35843
FLESCH, Irmã Benícia. Seguindo Passo a Passo, uma caminhada: História da Congregação das Innãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil. Porto Alegre, s. ed., 1993,
MOACYR, Primitivo. A Instrução e as Províncias: subsídios para a História da Educação no Brasil 1834 - 1889 (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás). 3° Vol. São Paulo: Companhia Edit. Nacional, 1940. MOACYR, Primitivo. A Instrução e as Províncias: subsídios para a História da Educação no Brasil 1834 - 1889 Das Amazonas às Alagoas. 1° vol. São Paulo: Companhia edit. Nacional, 1939.
PAIXÃO, Léa Pinheiro. Mulheres mineiras da República Velha. Profissão: Professora. Educação em Revista. Belo Horizonte, UFMG, n. 14, p. 12-25, dez. 1991.
PINTO, Celi Regina J. Positivismo: um projeto político altemativo. (RS: 1889-1930). Porto Alegre: L&PM, 1986. 111p.
SCHWART'lMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. 388p.
SIMIAND, François. El Codigo y el documento. In: BOURDIBU, Pierre, CHAMBOREDON, Jean-Claude,
PASSERON, Jean-Claude. El Oficio de Sociólogo. 11. ed. Mexico: Sigla XXI, 1988, p. 164-66.
TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação. Pelotas: Ed. Universitária/UFPel, 1995.
V AREI.A, Julia. Genealogia de la Escuela: análisis sacio-histórico dei processo de institucionalización de la escuela primaria. Tempora N" 8. Tenerife, Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de la Laguna, p. 13- 36, jul./dic. 1986.
VIILELA, Heloisa de Oliveira Santos. A Primeira Escola Nonnal do Brasil: uma contribuição à História da Fonnação de Professores. Niterói: UFF, 1990. 286f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 1990.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Sistema Político - Administrativo da Educação: análise das relações de poder entre as instâncias federal, estadual e municipal no período republicano. Porto Alegre,
PUCRS: 1993. 452 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p