A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas

Autores

  • Leno Francisco Danner Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2017.3.20255

Palavras-chave:

Habermas, Modernização Ocidental, Política, Sistemas Sociais, Classes Sociais.

Resumo

Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados desde um procedimento exclusivamente interno aos próprios sistemas sociais, o que significa que eles são estruturas e sujeitos não-políticos e não-normativos, eliminando-se, aqui, a possibilidade de uma intervenção político-normativa direta canalizada desde os sujeitos políticos da sociedade civil; segundo, a utilização tanto dessa noção de instituição ou sistema social (enquanto estrutura-sujeito lógico-técnico, não-político e não-normativo, de dinâmica de funcionamento e de legitimação autorreferencial e auto-subsistente) e do conceito de sociedade complexa como definindo as sociedades democráticas contemporâneas, que (a) são constituídas por esse tipo de sistema social, (b) já não possuem um centro político-institucional dinamizador da evolução social e (c) são marcadas pelo anonimato e pela individualização dos sujeitos políticos. Nesse sentido, gesta-se um procedimentalismo jurídico-político que, por um lado, é imparcial, neutro, formal e impessoal em relação às classes sociais e às lutas de classe, despolitizando as instituições e sua dinâmica interna, assim como as próprias classes sociais e suas lutas e contrapontos por hegemonia, além de, por outro lado, estar restringindo por aquele caráter lógico-técnico dos sistemas sociais, o que trava e enfraquece a práxis política democrática em relação aos sistemas sociais de um modo geral e às instituições jurídico-políticas em particular. Aqui, o institucionalismo forte torna-se a base e o sujeito centrais da constituição, da legitimação e da evolução institucionais-societais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Filosofia (PUC-RS). Professor de Filosofia e de Sociologia na Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Referências

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo (Vol. I): racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

________________. Teoria do agir comunicativo (Vol. II): sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

________________. Direito e democracia (Vol. I): entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

________________. Direito e democracia (Vol. II): entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

_______________. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. Tradução de Luis Sérgio Repa e de Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

_______________. Ensayos políticos. Traducción de Ramón Garcia Cotarelo. Barcelona: Ediciones Península, 1997.

NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.

SINGER, André. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Danner, L. F. (2017). A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas. Veritas (Porto Alegre), 62(3), 798–834. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2017.3.20255