“Jesus no controle”

reflexões sobre resenhas de jogos em sites de gamers cristãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44628

Palavras-chave:

jogos, cristianismo, resenha, lazer

Resumo

No contexto cristão, especialmente entre grupos conservadores, há uma variedade de respostas sobre o consumo de jogos digitais, que vão desde críticas duras a elogios entusiásticos. Diante disso, comunidades e ambientes digitais de “gamers cristãos” procuram ressignificar o engajamento dos fieis com jogos eletrônicos, imbuindo nessa vivência elementos identitários típicos da compreensão do papel ferramental que o lúdico deveria ocupar nas vivências do religioso. Um dos elementos em que essa ressignificação é mais notável e que é muito presente nesses ambientes é a resenha de jogos (em inglês, game review). Essa modalidade literário-jornalística mostra-se oportuna para a identificação de uma forma elementar da filosofia cristã sobre os jogos. Logo, nessa relação de tensão entre os cristãos e os games, o presente trabalho se propõe a identificar alguns dos pressupostos morais e teológicos que estão presentes nessa relação conflituosa, com base em critérios de avaliação de resenhas/críticas de jogos em sites de gamers cristãos de língua inglesa e portuguesa. Portanto, por meio de elementos de análise do conteúdo, o artigo realizou um levantamento comparativo dos critérios de resenhas de jogos nesses sites identificando que a maioria utiliza como critérios de avaliação de jogos metodologias de classificação indicativa de games, assim como a presença de elementos não-cristãos na narrativa e mecânicas dos jogos.

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Biografia do Autor

Allan Macedo de Novaes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP). Professor da Faculdade de Teologia, do Mestrado Profissional
em Educação e do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Adventista de São
Paulo (UNASP).

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê - Evangelização nos Meios Digitais