Costurando sonhos à luz do projeto de vida

A iniciação à vida cristã de adolescentes e jovens na Arquidiocese de Florianópolis

Palavras-chave: Adolescentes, Projeto de Vida, Iniciação à Vida Cristã

Resumo

A Arquidiocese de Florianópolis aprovou seu 13º Plano de Pastoral, em 2012, e encaminhou a ação concreta de revisar os conteúdos da fé constantes no processo de catequese sistemática, tendo como eixo condutor a inspiração catecumenal. Com o objetivo de refletir sobre a transmissão da fé com adolescentes nos Itinerários de Iniciação à Vida Cristã a partir da metodologia do projeto de vida, esta pesquisa, de cunho documental e bibliográfico, debruçou-se sobre o relato e os comentários aos encontros Costurando Sonhos. Alcançou-se o resultado de que a inovação nos processos de catequese sistemática é evidente e bem estruturada, bem como, percebeu-se que há espaço para a revisão da proposta, que se deve estimular sua continuação em outras instâncias da Igreja e, ainda, que é preciso pensar estratégias novas para a formação de catequistas para que também pratiquem os encontros e assimilem a importância do projeto de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariél Philippi Machado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestre e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Vitor Galdino Feller, Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (PUG), em Roma, Itália. Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), em Florianópolis, SC, Brasil. Editor da revista Encontros Teológicos (RET), em Florianópolis, SC, Brasil. Perito da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, DF, Brasil.

Referências

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS. Itinerário de Iniciação à Vida Cristã. Passo Fundo: Berthier, 2019. v. 3.

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS. Celebrar a fé da família em comunidade: Itinerário da Família. 3. ed. Passo Fundo: Berthier, 2018. v. 1.

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS. 13º Plano de pastoral: 2012-2022. Florianópolis: [s. n.], 2012.

CARDOSO, Graciete de Nazaré dos Santos. Educação e fé: perspectivas e desafios para a promoção cristã dos jovens. Revista de Catequese, São Paulo, ano 43, n. 155, p. 26-35, jan./jun. 2020.

CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE, 5., 2007, Aparecida. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília; São Paulo: CNBB: Paulus: Paulinas, 2007.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Itinerário catequético: Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal. Brasília: CNBB, 2014.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011-2015. São Paulo: Paulinas, 2011.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório Nacional de Catequese. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2006. DAMON, Willian. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. Tradução de Jacqueline Valpassos. São Paulo: Sumus, 2009.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Brasília: CNBB, 2013.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae sobre a catequese em nosso tempo. Petrópolis: Vozes, 1980.

LECCARDI, Carmen. Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tradução de: Norberto Luiz Guarinello. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, nov. 2005.

MAGIS BRASIL. Projeto de vida: módulo 1. Pernambuco: UNICAP, 2020.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Diretório para a Catequese. São Paulo: Paulus, 2020.

RITUAL da Iniciação Cristã de Adultos. São Paulo: Paulus, 2001.

SANTOS NETO, José Sotero dos; CARRARA, Paulo Sérgio. A beleza do sagrado como interface evangelizadora no universo teen. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 104-124, jan./jun. 2017.

SIBIONI, Roque Luiz. Projeto de vida, valores e juventudes – parte 1. Revista de Catequese, São Paulo, ano 43, n. 155, p. 64-78, jan./jun. 2020a.

SIBIONI, Roque Luiz. Projeto de vida, valores e juventudes – parte 2. Revista de Catequese, São Paulo, ano 43, n. 156, p. 96-109, jul./dez. 2020b.

UGARTEMENDIA, Emeterio Sorazu. Simbologia e Catequese. In: PEDROSA, V. Mª; NAVARRO, Mª (dir.). Dicionário de Catequética. São Paulo: Paulus, 2004. p. 1037-1046.

Publicado
2022-09-06