Os inimigos de Baal e Anat

O caos no Ciclo de Baal e Anat e suas ressonâncias nos textos da Bíblia Hebraica

Palavras-chave: Mitologia ugarítica, Caos, Baal, Anat, YHWH

Resumo

Certas culturas da Antiguidade possuem, na base da sua cosmogonia, o conceito de ‘caos’: a desordem primordial, que a divindade organiza, dando origem ao ‘cosmos’, a ordem. Os textos da Bíblica Hebraica apresentam a ordenação do caos por YHWH, os quais partilham do imaginário cosmogônico de outras culturas, tais como mesopotâmica e ugarítica. Isto posto, o presente artigo objetiva discutir sobre o caos na mitologia ugarítica, especificamente no Ciclo de Baal e Anat, bem como analisar as ressonâncias deste imaginário nos textos da Bíblia Hebraica, agora, atribuindo a YHWH os feitos de Baal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sue'Hellen Monteiro de Matos, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos, São Paulo, Brasil

Doutoranda e Mestre em Ciências da Religião, área de concentração Linguagens da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); bolsista Capes. Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia de São Paulo (FATIPI) e em Biomedicina pela Faculdade Ingá (UNINGÁ). Membro do grupo de Pesquisa Arqueologia Bíblica (UMESP); professora na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) no curso de Teologia.

Referências

BARNES, J. Filósofos pré-socráticos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblia do Brasil, 1993.

CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

GUTIÉRREZ, Jorge Luis. Literatura e Religião: o conceito de caos no mundo antigo. Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 14, n. 2, jul./dez. 2016, p. 45-63.

LETE, Gregorio Del Olmo. Mitos y Leyendas de Canaan Segun la Tradicion de Ugarit. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1981.

MENDONÇA, Élcio Valmiro Sales de. Monte Sião extremidade do Safon: Estudo da influência da mitologia cananéia na Teologia de Sião a partir da análise exegética do Salmo 48. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) — Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.

MOURA, Rogério Lima de. A Cidade de Ugarit: Contribuições para o Estudo da Religião do Antigo Israel. Revista Nures, ano XII, n. 32, p. 1-20, jan./abr. 2016.

MOURA, Rogério Lima de. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) — Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). São Bernardo do Campo, 2012.

SCHNIEDEWIND, Willian M.; HUNT, Joel H. A Primer on Ugarit: Language, Culture and Literature. Cambrigde: University Press: 2007. https://doi.org/10.1017/CBO9780511996962

SMITH, Mark S. O Memorial de Deus: História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. 1ª reimpr. Porto Alegre: Paulus, 2018.

Publicado
2020-12-23
Seção
Artigos