O leigo na Sagrada Escritura

Autores

  • Johan Konings Professor de Teologia Bíblica da FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.2.32324

Palavras-chave:

Laico. Sacerdócio. Secularidade. Santificação. Jesus Cristo.

Resumo

A significação do laicato na Bíblia pode ser abordada por três vertentes. A primeira é a canônica, que define o leigo como quem não pertence ao clero (e, por extensão, à vida religiosa), abordagem essa que se mostra pouco relevante para o Novo Testamento, a não ser para a compreensão alegórica do sacrifício e do sacerdócio de Cristo, especialmente na Carta aos Hebreus (Hb 4-6). A segunda é a teologia do “povo de Deus, nação sacerdotal”, reconhecida na sua fonte veterotestamentária, no Êxodo, na sua releitura neotestamentária, sobretudo na 1ª Carta de Pedro (1Pd 2,1-12), com múltiplas assonâncias nas demais Escrituras, e na teologia recente, especialmente em torno do Concílio Vaticano II: a vocação batismal ao sacerdócio de todos os fiéis. A terceira vertente, igualmente alimentada pelo Vaticano II e complementar à anterior, é a teologia (e a pastoral) das realidades terrestres ou da secularidade cristã, com seu pano de fundo bíblico na teologia da Criação e da grandeza do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, Walter. “bébêlos”. In: Wörterbuch zum Neuen Testament. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 1971.

BROWN; DRIVER; BRIGGS. Hebrew and English Lexicon of the Old Testament. Lafayete: Associate Publishers and Autors, 1981.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen gentium sobre a Igreja (21.11.1964). São Paulo: Paulus, 1997.

DE VAUX, Roland. Le Istituzioni dell´Antico Testamento. Milano: Marietti, 1977.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Leigo. In: Século XXI, O Dicionário da Língua Portuguesa. 4ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

LEGRAND, Hervé. Sacerdócio ministerial. In: LACOSTE, Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Loyola, 2004. p. 1571-1574.

SARAIVA, F. R. dos Santos. “Profanus”. In: Novíssimo Dicionário Latino-Português. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1993.

ZORELL, F. Lexicon Hebraicu et Aramaicum Veteris Testamenti. Roma: Pontificium Institutum Biblicum, 1968.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Dossiê: Laicato na Igreja e no mundo